Para atender demandas do país, CCEAGRO defende proatividade, resolução e inovação

Brasília, 17 de março de 2023.

“A vastidão das atividades da área da Agronomia e a diversidade do nosso país nas demandas rurais e urbanas exigem uma visão proativa e resolutiva, conectada com as inovações tecnológicas”, defendeu em entrevista para o site do Confea o eng. agr. Orley J. Lopes, novo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia, eleito durante o 12º Encontro Nacional de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em fevereiro último. “A construção de políticas públicas de ação efetiva deve ter seu início nas bases de execução das obras e serviços da Agronomia”, completa.

Com vasto currículo no sistema profissional abrangendo cargos que vão de inspetor a vice-presidente do Crea-PR, atualmente Orley é o diretor financeiro e administrativo da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (Feapr). Trabalhador na iniciativa privada, consultor e assistente técnico e extensionista rural, Lopes chegou a presidir a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEAFB) por três mandatos, foi vice-presidente da Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário (Apepa), foi instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e secretário de Agricultura do município paranaense de Renascença. 

Eng. agr. Orley J. Lopes, novo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia

Crédito rural, receituário agronômico, curricularização da extensão na Agronomia e Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) são alguns dos temas que Orley pretende priorizar na pauta da CCEAGRO em 2023, “além dos seis assuntos indicados pelo Confea”, atenta. Leia a entrevista completa:

Site do Confea: É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que os fóruns consultivos definem o plano de trabalho anual. Quais assuntos foram priorizados para serem discutidos e materializados em propostas até o fim de 2023?

Além dos seis assuntos indicados pelo Confea, a CCEAGRO identificou outros de importância que serão tratados em 2023: crédito rural, receituário agronômico, curricularização da extensão na Agronomia e a participação no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), evento que acontece a cada dois anos e que alinha os posicionamentos futuros dos profissionais na participação política e no exercício das suas atividades.


Site do Confea: O Sistema tem fortalecido seu capital político intensamente, como foi o amplo diálogo com os mais de cem parlamentares, ministros e vice-presidente da República, no Encontro de Líderes. Quais os planos para ampliar o diálogo com o governo e o Congresso Nacional e, assim, contribuir para a construção de políticas públicas efetivas? 

A construção de políticas públicas de ação efetiva deve ter seu início nas bases de execução das obras e serviços da Agronomia, passando pelas entidades de classe e instituições de ensino, de forma que a implantação delas traga melhorias e resultados concretos para toda a sociedade e especialmente para os envolvidos.


Site do Confea: A alteração da Lei nº 5.194/1966, que dispõe sobre a fiscalização do exercício das profissões do Sistema, está na pauta do Legislativo. Como o fórum consultivo planeja atuar em relação ao PL 1.024/2020?

As possíveis alterações na Lei nº 5.194 devem ser conduzidas no sentido de modernizar a atuação dos profissionais e empresas, resguardando a reciprocidade com relação aos estrangeiros, preservando as áreas que disponham de conhecimento e expertise nacionais e também permitir a manutenção do Sistema quanto à fiscalização e à regularização das atividades inerentes, especialmente nos processos internos de registro e concessão de atribuições.

CCEAGRO se reúne durante 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua


Site do Confea: O Sistema Confea/Crea é parceiro de grandes fóruns internacionais, entre eles, a Organização das Nações Unidas (ONU). Como contribuir para o cumprimento da Agenda 2030, considerando que as profissões abrangidas pelo Conselho estão diretamente ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Os ODS são uma das pautas de discussão de um grupo constituído no âmbito da CCEAGRO. Entendemos que mais de 50% desses objetivos têm ligação direta com o exercício das profissões e empresas pertencentes à Agronomia. A contribuição de cada coordenador de Câmara, trazendo as realidades dos seus estados para a análise e encaminhamentos nos resultados de nossas ações, será fundamental para o avanço no atingimento das metas propostas.


Site do Confea: Ampliar a participação feminina na Engenharia, Agronomia e Geociências e nos cargos de liderança é uma meta prioritária do Sistema. Neste ano, dos 24 coordenadores eleitos, quatro são mulheres e elas ocupam o posto de adjuntas. Como contribuir na promoção da igualdade de gênero e, assim, construir uma sociedade mais justa, livre e solidária?

As mulheres profissionais têm um papel importantíssimo não só nas atividades ligadas à Agronomia nos seus diferentes segmentos, mas também (i) na condução dos colegiados que constroem uma sociedade igualitária e sensível aos anseios de todos os beneficiários das nossas atividades e (ii) no empreendedorismo de inúmeras obras e serviços ligados ao exercício da profissão.  


Site do Confea: Qual legado pretende deixar para os profissionais e para o Sistema a partir do trabalho desenvolvido neste ano?

Devemos, neste ano, cumprir com a pauta de propostas estabelecidas, porém indo além no estabelecimento de um plano de trabalho que contemple demandas futuras, priorizadas pelos atuais coordenadores. A vastidão das atividades da área da Agronomia e a diversidade do nosso país nas demandas rurais e urbanas exigem uma visão proativa e resolutiva, conectada com as inovações tecnológicas.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion, Yago Brito