Pesquisa sobre Digitalização nas Engenharias será lançada na quarta-feira

Brasília, 5 de abril de 2022.

pesquisa_nacional_engenharias.PNG


Na quarta-feira (6/4), a partir das 9h, será realizado o lançamento da Primeira Pesquisa Nacional sobre Digitalização nas Engenharias no âmbito da Indústria da Construção. A iniciativa é conjunta do Sistema Confea/Crea e Mútua, o BIM Fórum Brasil e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento contará com a participação do presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta; o presidente do BIM Fórum Brasil, Wilton Catelani; e o diretor da ABDI, Carlos Geraldo Santana. 

Pimenta recapitulou os passos até que se chegasse à pesquisa. “Desde junho de 2021 estamos nas tratativas, que se materializou no acordo de cooperação, e agora resulta neste trabalho inédito: Primeira Pesquisa Nacional sobre Digitalização nas Engenharias no âmbito da Indústria da Construção. Acreditamos que essa iniciativa vai contribuir em muito para a transformação digital no setor”, disse o presidente em exercício do Confea. 

Para o presidente do BIM Fórum Brasil, por meio da pesquisa será possível analisar a maturidade digital da indústria da construção civil no Brasil. “Os profissionais das engenharias se beneficiarão desse diagnóstico, pois será feito um raio-x da situação atual e serão coletados dados para promoção de políticas públicas”, disse Catelani.

Sobre o BIM
•    BIM é a sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, tecnologia que utiliza parâmetros virtuais em todas as etapas de uma obra.
•    Mais de 50 entidades correlatas em cerca de 40 países foram analisadas para a criação do Fórum.
•    Cursos de capacitação, apoio à implantação do BIM nas micro e pequenas empresas e desenvolvimento de um programa de certificação BIM integram o portfólio de projetos da entidade.
•    O BIM Fórum Brasil conta hoje com 45 associados. 

Ouça também o podcast sobre o BIM:

Participe pelo canal do YouTube do Confea e do BIM Fórum Brasil e faça parte do movimento de modernização da engenharia nacional. É nesta quarta-feira, dia 6 de abril, às 9h, o evento on-line.

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea