Piauí e Bahia assumem Coordenadoria de Segurança do Trabalho em 2021

Brasília, 10 de fevereiro de 2021.

A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) está sob nova coordenação. Foram eleitos para o mandato 2021 Andrei Monteiro (Crea-PI), engenheiro de segurança do trabalho e diretor institucional da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), e José Francisco Alves de Miranda Ramalho Filho (Crea-BA), engenheiro civil, de minas e segurança do trabalho, presidente da Associação Baiana de Engenharia de Segurança (Abese).

Aos pares, os recém-empossados agradeceram a confiança e garantiram que irão retribuí-la. “Será uma grande responsabilidade dar prosseguimento aos trabalhos dos anos anteriores”, afirmou Andrei Monteiro ao solicitar a contribuição de todos. 

Coordenadores Andrei e Ramalho (lateral dir.) receberam termo de posse do presidente Krüger e da conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani da Rocha

Aos eleitos, os coordenadores do mandato 2020 reforçaram a importância da continuidade dos trabalhos. “O ano passado foi de muita turbulência por causa da pandemia, mas atuamos para gerar resultados. Por isso, peço que a nova coordenação dê prosseguimento ao trabalho que foi árduo e duro. Não tenho dúvidas de que esse novo par de coordenadores irá gerar muito sucesso e plantar muitos frutos para 2022. Andrei é jovem e tem muito entusiasmo, e Ramalho traz sua enorme experiência”, ressaltou o adjunto do exercício passado, eng. seg. trab. José Leandro da Silva Neto (Crea-PB), que teve a fala complementada pelo ex-titular, eng. seg. trab. Milton Ribeiro (Crea-GO). “Parabenizo os eleitos e desejo que a gestão seja profícua e eficiente e que consigam conduzir bem os trabalhos deste plenário e alimentar o Confea com nossas contribuições.”

A reunião da CCEEST realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro integra o 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, que neste ano é realizado em formato semipresencial e com medidas de segurança contra a covid-19

 

Presente à reunião realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, em Brasília, o dirigente da Anest também fez votos às novas lideranças. “Depositamos uma confiança muito grande para que vocês consigam desempenhar um excelente trabalho nesta coordenadoria onde são discutidas questões importantíssimas e de onde saem as diretrizes nacionais para os regionais”, afirmou o eng. agr. e seg. trab. Benvenuto Gonçalves Júnior.

Benvenuto Gonçalves Júnior, presidente da Anest

 

Mais fotos no Facebook do Confea

Integração 
Após a eleição, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, cumprimentou as novas lideranças e fez o pedido de fortalecimento da atuação em conjunto. “Precisamos do apoio das câmaras em debates e posicionamentos sobre temas relacionados a educação, infraestrutura, atividades econômicas, normas técnicas e atribuições profissionais, entre outros”, frisou. 

Krüger ressaltou ainda a importância de a CCEEST e o Confea interagirem com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Temos que definir como será essa atuação”, comentou ao apresentar as ações desenvolvidas recentemente pelo Conselho Federal, como os acordos de cooperação técnica firmados com o governo federal, Mercado Livre e ABNT, além dos convênios internacionais de reciprocidade. 

Ao elogiar as iniciativas institucionais, o coordenador Andrei Monteiro destacou a relevância da implantação do formulário de consulta institucional, “um importante instrumento digital para registrar a opinião das coordenadorias sobre assuntos, riscos e oportunidades afetos a modalidade e nortear as ações do Confea”, como foi explicado pelo presidente Krüger. “Com essa ferramenta de consulta, vamos poder debater e elaborar propostas para enviar ao Conselho Federal”, avaliou Andrei. 

O titular enalteceu ainda a proposta da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) de abrir espaço na agenda para participação das coordenadorias. “Ter voz nas reuniões da Ceep será espetacular”, agradeceu ao conselheiro federal eng. minas Renan Azevedo, que, na terça-feira (9/2), esclareceu o funcionamento dos fóruns, explicando o regimento interno, atribuições e como os trabalhos precisam ser conduzidos ao longo do ano. 

A presidente do Crea-DF, eng. civ. e seg. trab. Fátima Có, fez uma visita à CCEEST e demonstrou apoio ao grupo: “O trabalho do engenheiro de segurança foi ressaltado neste período de pandemia. Nós nos colocamos à disposição para abraçarmos as demandas e causas da coordenadoria.”

 

O presidente do Crea-ES, eng agr. Jorge Silva, também se reuniu com o grupo para reforçar a importância de se efetivar trabalho educativo e orientativo para mostrar à sociedade o trabalho de fiscalização do Regional. “A Engenharia de Segurança do Trabalho é a profissão do momento e do futuro”, ressaltou

 

 

Plano de trabalho 
Ao longo da quarta-feira (10/2), foram escolhidos conselheiros regionais para acompanhar de perto temas como diretrizes curriculares, títulos profissionais e educação à distância. Esses assuntos compõem a pauta prioritária estabelecida pelo Confea para 2021

As coordenadorias também terão que listar procedimentos adotados pelos Creas durante a pandemia do novo coronavírus. A tarefa abrange ainda levantamento de hospitais públicos e privados que demandam serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências. A iniciativa visa proteger a vida das pessoas e cumpre a Decisão PL-0045/2020, que determinou aos Creas fiscalizar 100% dos hospitais do país até 31 de dezembro próximo, com foco nas modalidades profissionais que atuam em obras e serviços desses empreendimentos clínicos. 

Mais detalhes sobre o plano de trabalho serão divulgados em breve em entrevista com o titular da coordenadoria. 

Calendário
Durante 2021, a coordenadoria pretende se reunir nas seguintes datas e locais, sendo que a última agenda antecederá o 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), programado para acontecer de 24 a 26 de novembro, em Londrina, no Paraná.

Data Local
12 a 14/5 Brasília (DF)
29/9 a 1º/10 Brasília (DF)
22 a 24/11 Londrina (PR)

 

Um minuto de silêncio em homenagem ao eng. agr. Carlos Alonso Alencar Queiroz, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Amazonas e ex-conselheiro federal. Vítima de covid-19, Queiroz faleceu nesta quarta-feira (10/2)

 

Confira a entrevista com os novos coordenadores na #TVConfea:  

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro e Vanderlei Pereira/Confea