Plenária tem tarde produtiva

Brasília, 26 de abril de 2006

Os conselheiros federais, reunidos no primeiro dia de plenária, na sede do Confea, em Brasília, tiveram tarde de quarta-feira (26) bastante produtiva. Dos 242 processos apreciados pela Comissão de Exercício Profissional (CEP), apenas dois não foram deliberados pela plenária. 

Para o coordenador da comissão, eng. mecânico Liberalino Jacinto de Souza, "o fato dos pareceres estarem coerentes fez com que o nível de controvérsia fosse o mínimo possível, facilitando o trabalho da comissão", afirma.

Na ocasião, o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, empossou Carlos Alonso Queiroz como diretor-executivo da Mútua e José Wellington Costa como coordenador do Colégio de Presidentes do Crea. 

O presidente do Confea parabenizou a todos, principalmente à CEP, pela liberação dos 240 processos apreciados. Ele aproveitou para informar aos conselheiros a respeito da reunião que teve com o senador Marcelo Crivella, que se prontificou a agilizar a tramitação do Projeto de Lei 5.900 de 2005, que dispõe sobre a representação federativa no plenário do Confea. 

Poucos minutos antes de terminar os trabalhos, foi apresentado aos conselheiros e demais presentes um vídeo produzido pelo consórcio CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) sobre o sistema de TV Digital que o Brasil está desenvolvendo. O vídeo defende a adoção de um sistema próprio formulado por pesquisadores brasileiros. 

Esta também é a tese de Marcos Túlio. Ele pediu a aprovação dos conselheiros para enviar cópias do vídeo aos parlamentares. 

Isabel Almeida - Da equipe da ACOM
Foto: Sérgio Seiffert