Plenário aprova as diretrizes de 2022 para as Coordenadorias

Brasília, 28 de janeiro de 2022.

Reunidos em sessão plenária na manhã desta sexta-feira (28/1), os conselheiros federais aprovaram deliberação da Comissão de Ética e Exercício Profissional que definia as diretrizes para as coordenadorias nacionais de câmaras especializadas e comissões de ética. São elas:

  • Analisar as resoluções do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícola e outros conselhos de fiscalização profissional para fornecer subsídios técnicos para o Confea;
  • Descrever critérios utilizados pelas câmaras regionais para definir os quantitativos de responsabilidades técnicas por profissional;
  • Elaborar nota técnica para a fiscalização de indústrias;
  • Elaborar nota técnica orientando procedimentos para realização de oitivas virtuais;
  • Definir parâmetros e metodologias para a extração de informações do Banco Nacional de ARTs para fins de fiscalização e acobertamento das atividades profissionais;
  • Analisar e se manifestar sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.

Também foi aprovada a participação dos coordenadores nacionais nas sessões plenárias de 2022, conforme o seguinte calendário:

  • Março: Agronomia e Agrimensura
  • Abril: Civil e Florestal
  • Maio: Geologia e Minas e Engenharia Química
  • Junho: Elétrica e Industrial
  • Julho: Comissões de Ética e Segurança do Trabalho
Conselheiro federal eng. ftal. Ricardo Lüdke

Confira mais fotos

“Essa participação é importante para que os coordenadores possam entender o funcionamento da plenária”, defendeu o conselheiro federal eng. ftal. Ricardo Lüdke. Da mesma opinião partilha a conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani. “É quando eles têm a oportunidade de compreender os detalhes de uma sessão plenária, de entrar em contato com nossa Procuradoria Jurídica e de trazer demandas e críticas”, disse Brondani.

Conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani
Conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani

Show Rural
O Confea aprovou também a participação do Conselho no Show Rural Coopavel 2022, de 7 a 11 de fevereiro, por meio da instalação de estande. O evento é realizado em Cascavel (PR), pela Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac). 

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

“A Coopavel foi a primeira grande feira agrícola. Recebe 50, 70 mil pessoas por dia e é exclusivamente técnica, não tem shows ou outras atrações. No nosso estande, nós montamos um auditório e promovemos eventos técnicos em conjunto com o Crea, com a Mútua e com a Areac”, contou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

Conselheiro federal eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi

“O show é uma grande oportunidade para vivenciarmos algo esplêndido”, comentou o conselheiro federal eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi, ao elogiar a estrutura o evento. “São mais de 80 empresas montadoras de estande, mais de 1,5 mil trabalhadores, são estruturas com responsável técnico, recolhem ART e são fiscalizadas pelo Crea”, complementou o conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi.

Conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi

Workshop do Mérito
Em 15 de março será realizado, remotamente, o Workshop da Comissão do Mérito, que reunirá os coordenadores e assistentes das Comissões do Mérito Regionais, a Comissão do Mérito do Confea e sua assistente, além da Secretaria Executiva da Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – ConSoea. O intuito do evento é uniformizar procedimentos e nivelar informações a respeito da legislação que regulamenta o processo de indicação para a Láurea ao Mérito. O Plenário aprovou, ainda, que o prazo para os Creas enviarem ao Confea as indicações dos homenageados será 2 de maio.

Confira mais fotos

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea