Plenário do Confea dá início à sua 1.632ª Sessão

Brasília, 29 de março de 2023.

Esta quarta-feira (29/3) marcou o início das sessões plenárias do Confea de março de 2023. Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da instituição, eng. eletric. Evânio Nicoleit, e pelo conselheiro federal geól. Mário Cavancanti. Entre os primeiros itens a serem votados, o calendário de reuniões do Colégio de Presidentes para este ano foi aprovado após uma sugestão de alteração de data. A próxima reunião do fórum será de 17 a 19 de abril, em Recife (PE). Veja o calendário:

 
Outros itens aprovados nesta manhã englobam a locação de estandes em quatro eventos: no Encontro Brasileiro de Manejo e Conservação do Solo e da Água 2023, a ser realizado no dia 12 e 13 de abril de 2023 em Toledo – PR; no Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos 2023 (Cobrave 2023), a ser realizado nos dias 17 a 19 de abril de 2023, em Florianópolis – SC; no Drones - Tecnologia e Aplicações 2023, a ser realizado nos dias 19 e 20 de abril de 2023, em Curitiba – PR; e no II Encontro Paranaense de Drones de Uso Agrícola, a ser realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2023 em Ubiratã – PR.

Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão

Durante o período de informes, o conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão fez um apelo aos Creas para que, na época de realização de concursos públicos, não se contratem profissionais de nível médio para realização de atividades finalísticas, como fiscalização. “Temos que largar a atividade cartorária e ir para a atividade proativa. Com recursos da Resolução nº 1.135 – o Fortalece –, contratamos, no Crea-MA, 12 engenheiros, garantindo a segurança da sociedade maranhense. Sempre defenderei a contratação de profissionais de nível superior para a fiscalização”, pontuou.

Conselheira federal eng. civ. Carmem Petraglia

Representante do Rio de Janeiro, na sua oportunidade de fala, a conselheira federal eng. civ. Carmem Petraglia apresentou dados de equidade de gênero do Crea-RJ. “São 50% de mulheres na diretoria e 60% em cargos administrativos de gestão, supervisão e chefia”, compartilhou orgulhosa a conselheira, que coordenou o Programa Mulher do Crea-RJ. “O Programa pratica o que preconiza e está alinhado com o Programa Mulher Nacional, atualmente conduzido pela conselheira federal eng. mec. Michele Ramos”. Carmem ressaltou, ainda, a realização de um censo que, no Crea-RJ, mapeou os universos das profissionais mulheres e também o segmento dos homens. “Esse censo pode ser realizado por qualquer um dos Creas e pelo Confea, respeitando a LGPD”.

Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

As sessões plenárias serão retomadas amanhã, às 9h, na sede do Confea, em Brasília. É possível acompanhar online a transmissão ao vivo. Acesse: youtube.com/ConfeaOnline.

Beatriz Leal Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea