Presidente do Confea palestra para novos conselheiros em Rondônia

Brasília, 19 de janeiro de 2023. 

Presidente Joel durante palestra no Crea-RO


O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participou nesta quinta-feira (19) do VI Treinamento de Novos Conselheiros promovido pelo Crea Rondônia.  Em sua fala, salientou a importância da fiscalização e o papel dos conselheiros e inspetores nesta atividade. “O DNA do nosso Sistema é a fiscalização. Nós existimos para regular as profissões e, assim, beneficiar a sociedade; para que o cidadão, o contratante – seja pessoa física ou jurídica, de direito privado ou público – tenha garantia da qualidade do serviço técnico para assegurar o patrimônio, o meio ambiente e a vida das pessoas”, elucidou Krüger, listando como entregas para a população: hospital, habitação, transporte e água de qualidade, bem como a segurança alimentar e o manejo adequado de florestas. “Essa fiscalização não necessariamente é aplicação de multa, mas pode se dar de forma orientativa, pela instrução de prefeituras ou por parcerias com escolas, por exemplo”, sugeriu. 

Na sequência, mencionou a criação da Superintendência de Fiscalização no Confea, cujo objetivo é acompanhar os Creas em suas ações. “Nós buscamos dar apoio a todas essas atividades, viabilizando inclusive convênios com órgãos nacionais e incentivando inovação dos processos.” Nessa linha de modernização, Krüger informou aos novos conselheiros sobre a inserção internacional do Sistema, com foco em certificação e mobilidade profissional. “O objetivo é abrir mercado para os nossos profissionais, como em Portugal, onde atualmente há cinco mil engenheiros brasileiros atuando”. A mesma estratégia está sendo negociada com Angola, Cabo Verde, Espanha, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Já a certificação profissional é tramitada com instituições americanas e europeias. “A Engenharia não tem fronteiras, assim como o conhecimento técnico”, sublinhou.

Krüger palestra para os participantes do treinamento

 

As eleições online foi outro destaque da fala do presidente do Federal. “É um desejo majoritário dos profissionais e, por isso, nós já viabilizamos dois pleitos pela internet e, em 2023, iremos consolidar essa iniciativa com as eleições gerais.” Ainda durante o diálogo com os representantes do Crea-RO, Krüger falou do Programa Mulher e da valorização das profissionais na Engenharia; do acolhimento dos jovens profissionais; da atuação do Sistema no Parlamento; e lembrou que o Encontro de Líderes está programado para ser realizado em março, em Brasília (DF). Assista à íntegra da fala do presidente Joel Krüger.

Por sua vez, o presidente do Crea-RO, eng. ftal. Carlos Xavier, destacou a relevância do evento em ambientar os conselheiros eleitos no último pleito, bem como instruí-los sobre o cotidiano do Regional. “Desde que assumi o Crea adotamos o treinamento para que, a cada renovação do terço, os novos conselheiros estejam ainda mais inteirados do funcionamento do Regional, do Sistema como um todo, as legislações, sistema de plenário virtual, e tudo que interfere no andamento dos trabalhos.” Confira os depoimentos dos conselheiros regionais eng. amb. Maycon Barreto;  eng. mec. Edison Rigoli;  eng. amb. Leonardo Rosa e da inspetora do Crea em Ji-Paraná, eng. amb. Verônica Diniz.

Programação 
A agenda do treinamento foi aberta com palestra sobre a Mútua e as recentes melhorias das vantagens que a instituição oferece. “Os profissionais de Rondônia precisam ter acesso aos mesmos benefícios que os profissionais do Sul, por exemplo”, explicou o eng. agr. Francisco Almeida, relatando ações de ampliação da atuação da Mútua. Durante o evento, que foi realizado nos dias 18 e 19 de janeiro, os novos conselheiros ainda puderam assistir à palestra sobre “Auto de infração – Resolução 1008/2004”, com o coordenador de Fiscalização Interna do Crea-RJ, Celso Gonçalves de Sant’anna; e à apresentação “Análise parecer em processo de auto de infração", com o gerente de Fiscalização do Crea RO, eng. civ. Siguimar Francisco da Cruz”, entre outras exposições e atividades da programação. 

Lideranças do Sistema prestigiam evento no Crea-RO


O evento também foi prestigiado pelo presidente do Crea-AP, Edson Kuwahara; o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida; o presidente do Crea-AM, Afonso Lins; o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier; e a assessora do Crea-PA, Jéssica Cristina, que representou – na ocasião – a presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri; o conselheiro federal Neemias Barbosa (RO); entre outras autoridades.
 

Presidente Joel visita a obra da nova sede do Crea-RO


Ainda na quinta-feira, o presidente do Joel Krüger visitou a obra da sede do Crea-RO. A empreitada teve início em 6 de junho e o tempo estimado para execução é de 300 dias. “A construção da nossa nova sede é um sonho que está muito perto de se tornar realidade. Nosso objetivo é proporcionar aos nossos profissionais, colaboradores e sociedade um espaço muito mais amplo e confortável para atender bem a todos”, afirmou o presidente do Crea-RO à época. E no final do dia, o presidente Krüger participou da cerimônia de entrega de carteira para os profissionais, promovida pelo Regional.

Cerimônia de entrega das carteiras profissionais


Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-RO e da Mútua