Presidente do Crea-ES e conselheiro federal reforçam ação estratégica pelos profissionais do ES

Vitória, 10 de agosto de 2020

O presidente em exercício do Crea-ES, engenheiro civil Ricardo Guariento, e o conselheiro federal/Crea-ES, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Carlos de Laet, se reuniram nesta quarta-feira (5 de agosto) na sede deste regional. Desafios de gestão em tempos de pandemia, necessidade e alinhamento de ações foram temas do encontro.

“O diálogo é fundamental na construção de procedimentos e prioridades. Nosso Conselheiro possui interlocução estratégica junto ao Confea, sendo fator preponderante para o nosso Estado do Espírito Santo”, disse o presidente. 

“Dada a relevância destas interlocuções entre os Conselhos regionais e o Confea é que procuramos nos fazer presentes e atender os anseios dos profissionais, empresas e a sociedade em geral, buscando sempre a unicidade de ações”, destacou o conselheiro, que também é diretor da pasta de Planejamento do Confea. 


Ações preventivas 

O reflexo do novo coronavírus nas atividades do Sistema Confea/Crea e Mútua foi tema abordado na reunião. O Crea-ES adotou medidas preventivas, incluindo retorno escalonado do trabalho, além de implementar a Central de Atendimento on-line para que os profissionais fossem atendidos sem sair de casa. 

“Com segurança e responsabilidade, mantemos nosso compromisso com o atendimento, a fiscalização e a defesa da sociedade. Também pleiteamos flexibilização de recursos junto ao Confea buscando manter o equilíbrio financeiro nesse momento atípico”, ressaltou Guariento. 

A evolução dos casos de Covid-19 no Brasil motivou a sugestão de adiamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) para 2021, bem como determinou nova data para a eleição do Sistema Confea/Crea e Mútua 2020, que será realizada no dia 1º de outubro, adotando protocolo sanitário reforçado como medida de precaução frente à epidemia. 


Qualidade do ar

A qualidade do ar em ambientes climatizados neste período de pandemia foi outro tema abordado. Laet faz parte do Grupo de Trabalho do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) do Confea, que elaborou manifesto ressaltando a importância do PMOC em equipamentos e sistemas de climatização mecânica nos hospitais. “Os sistemas de ar condicionado e refrigeração podem ser grandes vetores de contaminação, e a preocupação aumenta em tempos de pandemia”, lembrou o conselheiro federal.


Em defesa das atribuições dos Engenheiros 

A Resolução 101/2020 do Conselho Federal de Técnicos Industriais (CFT), que amplia – indevidamente – atribuições dos profissionais de nível médio, foi outro ponto debatido na reunião. O Crea-ES formou Grupo de Estudo sobre o tema que também é pauta no Confea. 

“A Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CTHI) atua nas tratativas entre conselhos e trata das adversidades inerentes as áreas de atuação. Os membros da CTHI, juntamente com o Confea, questionam a constitucionalidade da Resolução 101/2020 do CFT, haja vista que todas as novas resoluções deste devem ser construídas junto com o Conselho Federal”, lembrou Laet.  

Está em votação no site da Câmara dos Deputados uma enquete sobre o PDL 304/2020, que susta dispositivos da Resolução nº 101. Para se posicionar contra os efeitos da resolução nº 101, acesse bit.ly/pdl304 e vote Concordo Totalmente.

Equipe de Comunicação do Crea-ES