Primeira mulher candidata se elege como presidente do Crea Alagoas


Brasília, 23 de novembro de 2020.

Presidente Rosa Tenorio
Presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório

 

Em 50 anos de existência do Crea Alagoas, a eng. civ. Rosa Tenório foi a primeira mulher a se candidatar para presidir o Regional e saiu vitoriosa do pleito. Com uma trajetória ligada à gestão pública, a presidente eleita já foi controladora-geral do Estado de Alagoas - quando da implantação da Lei de Acesso de Informação (LAI) e melhorias no Portal de Transparência - , também foi diretora de Fiscalização dos Municípios do Tribunal de Contas do estado e, até então, está como secretária de Desenvolvimento Territorial do Município de Maceió. Atuante no Sistema Confea/Crea e Mútua, ela também foi diretora financeira do Crea Alagoas e sempre se manteve próxima às atividades do Conselho, até que surgiu a proposta para encabeçar o projeto coletivo por um Crea Ativo e Transparente.

Conheça um pouco mais sobre essa profissional que vai liderar o Crea Alagoano nos próximos três anos: 

1)    Site: A senhora acredita que esse crescimento da representação feminina no Sistema já é fruto do Programa Mulher?

Rosa Tenório
 - Todos nós acreditamos que este é um momento especial para a mulher no Sistema. Formar lideranças femininas é fundamental para que a realidade mude e possamos ter mais mulheres nas instâncias decisórias do Sistema Confea/Crea e  Mútua, como prevê o Programa Mulher. Vamos implantar o Programa no Crea-AL e será dada uma atenção especial nesta gestão. 

2)    Site: Qual a importância de trabalhar essa equidade de gênero, principalmente no Sistema Confea/Crea?

Rosa Tenório -
A equidade de gênero precisa ser trabalhada em toda a sociedade brasileira. E penso que em Alagoas e na engenharia este quadro seja até mais crítico. Vamos mudar isso de forma natural. Incentivando a participação das novas lideranças, formando na área de política de classe e conscientizando todos que participam sobre o quão importante é incluir todos, independente de gênero, atividades, empresas, escolhas. Vamos trabalhar para todos.

3)    Site do Confea:  Neste triênio à frente do Crea, quais os principais desafios já mapeados que demandam esforço e atuação? Eles constam da agenda de prioridades, como serão tratados e quais resultados positivos irão gerar?

Rosa Tenório  - Priorizaremos a implantação do Programa Mulher e vamos ampliar a aproximação com as IES no intuito de dar suporte ao estudante que está saindo da faculdade/universidade e iniciando no mercado de trabalho. Também iremos propor novos convênios com o Governo do Estado, Prefeituras e órgãos de controle para fortalecer a fiscalização profissional, buscar maior aproximação com os profissionais e propor campanhas de valorização profissional e de valorização no nosso Sistema.

4)    Site do Confea:  A senhora acredita que o Sistema Confea/Crea e Mútua demanda uma readequação de seus procedimentos? Por quê? Se sim, qual tipo de reestruturação é necessária e como a sua gestão irá atuar neste sentido?

Rosa Tenório  - Sim, entendo que o sistema precisa readequar processos: rever a forma de votação (iniciar tratativas para a votação ser eletrônica), pois assim acredito que irá alcançar mais profissionais, principalmente os que trabalham e residem no interior do estado. O Crea-AL vai propor esse debate ao Confea.  Também vamos trabalhar pela reestruturação da fiscalização, ampliando parcerias e usando a tecnologia como apoio a fiscalização 

5)    Site do Confea:  Acredita que a integração dos Creas dentro da região geográfica e de forma nacional é importante? Se sim, quais caminhos possíveis, dos pontos de vista institucional e político? Quais vantagens esse movimento pode gerar para o Sistema e para os profissionais do setor?

Rosa Tenório   - Acho importantíssimo uma maior integração entres os Creas e com o próprio Confea. Acreditamos que a integração e troca de experiências fortalecem o Sistema e valorizam os profissionais. É cada vez mais necessária a implantação de debates técnicos (com temas relevantes para a sociedade local e nacional) e que trabalhem/incentivem a valorização das nossas profissões.

6)     Site do Confea:  Muito se fala na responsabilidade e habilidades dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea como contribuições diretas para o desenvolvimento do Brasil e para a implantação de políticas públicas que levem à retomada do crescimento nacional. Qual a opinião da senhora sobre essa viabilidade?

Rosa Tenório  - É importante o Confea fazer gestão no sentido de fortalecer a engenharia pública nacional. Percebemos um desmonte da engenharia pública nacional, é necessário incentivar a contratação de profissionais para os órgãos públicos (concurso ou outro processo de contratação) para fortalecer as obras públicas, garantindo um salário justo.

No decorrer dos próximos dias serão divulgadas as entrevistas com todos os presidentes de Creas. 

Leia mais: 
Crescimento do protagonismo feminino marca eleições do Sistema

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea com colaboração de Vinicius Firmino (Crea-AL)