Romagnole Produtos Elétricos S.A

Fundação: 1962
Localização: Mandaguari (PR)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR)


Fundada em 1962 pelos irmãos Vicente Romagnole e Alvaro José Romagnolli, a Romagnole Produtos Elétricos nasceu como uma pequena fábrica de artefatos de concreto. Com o passar dos anos, os fundadores direcionaram o foco do negócio para o setor elétrico, iniciando com o segmento de postes de concreto e, na sequência, inserindo no portfólio as linhas de ferragens eletrotécnicas e transformadores de distribuição. Nos últimos tempos, sem deixar de lado os produtos que a tornaram conhecida no Brasil e em dezenas de outros países, a Romagnole passou a oferecer soluções para outros segmentos, como instalações elétricas industriais, energias renováveis e smart grids (redes elétricas inteligentes).


Prestes a completar 60 anos de existência, a companhia é uma referência no fornecimento de soluções para esses segmentos, sendo líder absoluta de mercado em muitos deles e citada em diversas publicações especializadas como uma das mil maiores empresas do país.
Mesmo sendo uma empresa familiar de capital fechado, a Romagnole sempre teve uma administração altamente profissionalizada, o que a tornou também uma referência em práticas de gestão, políticas de RH, cuidados ambientais, segurança do trabalho, inovação tecnológica e diversificação de produtos.
Outra característica muito forte na cultura da Romagnole é a formação de pessoas e a retenção de talentos. A maioria dos cargos executivos é ocupada por profissionais que fizeram carreira dentro da companhia e cerca de 25% dos seus mais de 2.600 colaboradores têm mais de dez anos de casa.

 

Atuação abrangente


Poucas empresas nacionais no mesmo segmento da Romagnole contam com estrutura e linha de produtos tão amplas. Ao todo são seis fábricas de postes de concreto localizadas em Mandaguari (PR), Pindamonhangaba e Itápolis (SP), Itaboraí (RJ), Cuiabá (MT) e Portão (RS). Em Mandaguari, cidade de origem da companhia, além da sede administrativa, funcionam o Centro de Operações Comerciais, duas unidades de ferragens eletrotécnicas e estruturas solares, a unidade de transformadores e smart grid, e uma unidade de montagem de cabines e painéis para entrada de energia em instalações industriais. Nos próximos meses entrará em operação a unidade de skids, produto utilizado em usinas fotovoltaicas e que já está sendo produzido pela companhia em uma de suas plantas. Também fazem parte do Grupo Romagnole a Onix Distribuidora de Produtos Elétricos; Avimaq Ferragens e Acrom, empresas do segmento de metalurgia; Avimaq Construções e Concrefort, que atuam nas áreas de construção civil e concreto usinado.

Com essa estrutura, o Grupo fornece para praticamente todas as concessionárias de energia do país, empreiteiras, distribuidores de materiais elétricos, instaladoras e uma infinidade de outras empresas no Brasil e em países das Américas, África, Europa e Oriente-Médio.

Crescimento sustentável


Na contramão da atual situação da economia nacional, a Romagnole vem apresentando um forte crescimento na última década. Em 2020 a empresa teve o maior faturamento e os melhores resultados de sua história e com o aumento na ordem de 20% em relação ao ano anterior, ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em vendas.
Para 2021 estão programados cerca de R$ 60 milhões em novos investimentos nas linhas de produção e áreas de apoio. Com isso, a empresa deve crescer ainda mais do que no ano passado.
Este crescimento acontece de forma constante, planejada e sólida. A estratégia da companhia está baseada em três pilares: melhoria contínua da gestão, produtos e processos; desenvolvimento de novos produtos; e formação e capacitação de pessoas.
Com essa política, a empresa se mantém sempre atualizada, inovando, aproveitando oportunidades e muitas vezes se antecipando às demandas e necessidades dos mercados nos quais atua. 
 

Papel social


A Romagnole também tem uma presença muito forte junto às comunidades onde está inserida. Além da geração de empregos e arrecadação de impostos, a organização mantém parcerias com universidades, faculdades e instituições de ensino técnico e ainda realiza projetos sociais que contemplam seus colaboradores, familiares dos colaboradores e se estendem à população das cidades onde possui operações.
Ganhadora do Prêmio CPLF Mais Valor; Fornecedor Copel; Empresa Amiga da Cultura - Instituto Cultural Ingá; Prêmio Fornecedores Cemig; entre tantos outros reconhecimentos, a Honraria do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua consagra a empresa pela sua relevante trajetória.  

Crédito: Ramagnole/Assessoria de Comunicação