Senadora Kátia Abreu participará da abertura da Soea

Presidente Joel Krüger ao lado da senadora Kátia Abreu: diálogo franco sobre a área tecnológica brasileira

“A experiência da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) contribuirá bastante para o sucesso da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e para o desempenho das atividades parlamentares do Confea”. Essa é a visão do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. Joel Krüger, após a reunião mantida com a senadora em seu gabinete, dando início a uma ação parlamentar que terá continuidade na tarde desta quarta (22), quando o presidente se reunirá com os representantes da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), que participam de reunião em Brasília até a próxima sexta-feira.

O encontro desta manhã foi marcado por uma disponibilidade e um interesse público bastante efetivos, em relação não apenas aos projetos compartilhados pelo Sistema Confea/Crea, mas também em torno de demandas voltadas para a sociedade tocantinense e brasileira como um todo. “A senadora nos honrou com a aceitação ao nosso convite para participar da abertura da Soea, e também nos instigou a promover uma programação paralela, voltada a aspectos diversos do interesse dos municípios de Tocantins. Além disso, ela se mostrou muito comprometida com projetos de interesse do Sistema e outros relacionados às atividades da engenharia”, sintetizou Krüger, ao final da reunião.

O presidente do Confea esteve acompanhado do conselheiro federal Zerisson de Oliveira Neto; do presidente do Crea-TO, Marcelo Maia; do presidente do Ibape, Wilson Lang, representando o Colégio de Entidades Nacionais (Cden); do assessor parlamentar Guilherme Cardozo e do assessor de comunicação Felipe Pasqualini. “Temos milhares de obras ameaçadas hoje no país”, comentou o presidente do Ibape, diante da manifestação do presidente Joel Krüger em torno da tramitação no Congress de projetos voltados para a inspeção predial,. “A inspeção poderia ter evitado tragédias como as do Ninho do Urubu, da boate Kiss e do Museu Nacional. Capacidade técnica, a gente tem. O problema é o modelo de governança para aplicar essa inteligência”, afirmou.

O tema foi um dos compromissos a que a senadora Kátia Abreu se disponibilizou em empenhar-se, entre outros que ela espera ver tratados durante a programação paralela com que ela sugeriu a contribuir durante a Soea. “Seria  muito útil para os prefeitos, que não têm essa vivência, que fossem tratados temas como a tecnologia de combate à seca, assim como as questões do asfalto urbano, das estradas vicinais e ainda da construção de pontes, o que passa por toda uma visão em torno da necessidade de dar atenção aos projetos”, comentou a senadora.

Presidente Joel, senadora Kátia Abreu, presidentes Marcelo Maia e Wilson Lang e conselheiro Zerisson de Oliveira Neto


Por outro lado, o presidente Joel também destacou e logo obteve o apoio da senadora, em torno do PL 13/2013, que define a engenharia e a agronomia como carreiras de Estado, e ainda em torno das emendas 116 e 117 da Medida Provisória 873, que estendem aos conselhos profissionais a não obrigatoriedade do pagamento de anuidades. “O 13/13 é de alto impacto para nós, assim como essas emendas, que, na prática, quebram os conselhos, um braço autossustentado do Estado”.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea