Sessão extraordinária aprova orçamentos do sistema

Brasília, 29 de março de 2006

"Jorge Vargas"
Na primeira sessão extraordinária do ano, o Plenário do Confea apreciou diversos processos em que prevaleceu a apreciação de contas de algumas entidades do sistema.

A primeira pauta foi a prestação de contas da Mútua para o exercício de 2003. O coordenador da CCS (Comissão de Controle do Sistema), conselheiro Jorge Vargas, leu em plenário a deliberação da comissão que recomendou a aprovação das contas, com ressalvas. Houve discussão sobre o assunto e, em seguida, a votação. Resultado: relatório aprovado por 18 votos a favor, um contra e uma abstenção.

Houve o mesmo procedimento para aprovar a prestação de contas da Mútua, desta vez para o exercício 2004. Após a leitura do parecer da CCS, seguida da discussão em plenário, a deliberação, aprovada em plenário pelo mesmo placar, foi pela aprovação das contas, com ressalvas.

"Marcos Túlio e Paulo Bubach"
Em seguida, os conselheiros apreciaram a prestação de contas do Crea do Amazonas no ano de 2002. Sem discussão em plenário, os conselheiros procederam à votação, cujo resultado foi de aprovação das contas por 19 votos e uma abstenção. O mesmo placar foi verificado no processo seguinte, a prestação de contas do Crea do Amapá para 2004.

Comissão vai acompanhar contas da Mútua
Outro assunto discutido pelo Plenário nesta quarta-feira foi a Tomada de Contas Especial da Mútua. A CCS sugeriu aos conselheiros um acompanhamento sistemático do orçamento da Mútua e suas respectivas execuções e remanejamentos.

O Plenário deliberou pela criação de uma comissão, formada por três conselheiros federais e dois diretores da Mútua para rever o estatuto da entidade e suas regras gerais de funcionamento. A idéia é avaliar as regras de concessão de benefícios, elaboração de convênio e emissão de passagens e diárias aos colaboradores, como forma de aprimorar o controle contábil da instituição.

Os conselheiros escolheram três entre cinco inscritos para compor a comissão: Osni Schoeder, Idelano Felício e Jorge Vargas, este último escolhido por aclamação para coordenar o trabalho. O prazo para apresentação de relatório é a Sessão Plenária marcada para o mês de junho deste ano.

Assessoria de Comunicação Social - Confea
Fotos: Alberto Ruy