Sistema ganha duas novas presidentes nos Creas SC e SP

Nova presidente do Crea-SC, eng. hortic. Angela cristina Paviani
Nova presidente do Crea-SC, eng. hortic. Angela Cristina Paviani

Brasília, 18 de abril de 2022.

Com os licenciamentos dos presidentes dos Creas de Santa Catarina, eng. civ. Carlos Alberto Kita Xavier, e de São Paulo, eng. telecom. Vinicius Marchese, o Sistema ganhou mais duas presidentes, que ocupavam as vice-presidências dos respectivos regionais: eng. agr. e eng. hortic. Angela Cristina Paviani e eng. civ. Lígia Marta Mackey. Elas somam-se às presidentes dos Creas Acre, eng. civ. Carmem Nardino; Alagoas; eng. civ. Rosa Tenório; Distrito Federal, eng. civ. Fátima Có; Mato Grosso do Sul, eng. agrim. Vânia Melo; Rio Grande do Norte, eng. civ. Ana Adalgisa, e Rio Grande do Sul, eng. amb. Nanci Walter. Confira matéria sobre o crescimento da participação feminina no Sistema.

Já empossadas, as novas presidentes somam-se ainda a outras lideranças femininas do Sistema, comprovando o incremento na participação feminina do Sistema, desde a criação do Programa Mulher, conforme apurado após as eleições gerais do final de 2020, quando houve a eleição de duas conselheiras federais titulares e duas conselheiras suplentes, além de cinco diretoras-gerais e seis diretoras-administrativas da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). Conforme a equipe de comunicação do Confea registrou então, a proporção de mulheres eleitas para presidente de Crea é maior do que a proporção de mulheres no Sistema, pois equivale a 22%. A proporção de mulheres registradas, conforme o SIC é de 18,7%, totalizando cerca de 182 mil mulheres de um total de 975 mil profissionais registrados no Sistema de Informações Confea/Crea (SIC), no início de novembro.  Confira outros dados na reportagem.

Presidente em exercício do Crea-SP, eng. civ. Lígia Mackey
Presidente em exercício do Crea-SP, eng. civ. Lígia Mackey

Formada em Engenharia de Horticultura e Agronomia, Angela Cristina Paviani atuou em entidades do seu Estado e na Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e ocupou diversas funções no Crea-SC, inclusive junto à Comissão de Agronomia, chegando à função de diretora financeira, em 2021, e à vice-presidência em 2022. Em sua posse, no início do mês, dizendo-se tranquila e inspirada no trabalho de seu antecessor, ela comentou que estará comprometida com as atividades do Crea-SC, dando continuidade aos projetos e programas do Conselho, buscando fortalecer e valorizar os profissionais ligados ao Sistema. A engenheira tem pós-graduação em Licenciamento Ambiental (UNIARP) e mestrado em Ciências do Solo (UFPR).

Já a presidente em exercício do Crea-SP, eng. civ. Lígia Marta Mackey, é formada pela Escola de Engenharia de Piracicaba. Atuou de forma autônoma até engajar-se em um projeto social de habitação popular, o Promore, do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Em 2017, se tornou presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro, intensificando sua atuação no sistema profissional, sendo eleita conselheira titular em 2020. Ao assumir a vice-presidência, no início do ano, Lígia comentou sobre seu papel como mulher num cargo de liderança, que é uma forma de inspirar e servir de exemplo para outras profissionais, pois incentiva que mais mulheres participem do Sistema e é preciso que as pessoas estejam lá, pois no Conselho são tomadas decisões importantes para as profissões.

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações e fotos das assessorias de comunicação do Crea-SC, do Crea-SP e do Portal Opinião Pública