Teleconferência privilegia uso da inteligência

Brasília, segunda-feira, 29 de julho de 2002. Gestão do Conhecimento & Inteligência Competitiva é o tema da teleconferência que será transmitida no próximo dia 6 de agosto, das 9 às 18h, a todo o Sistema Confea/Crea, pela empresa Dtcom - especializada no desenvolvimento de talentos e competências.Aberta a participação de funcionários do Sistema e a todos os profissionais interessados, - garanta sua vaga confirmando presença com antecedência junto ao Crea de seu estado - a palestra faz parte da Série Melhores Práticas e, em sua estrutura, alia conhecimento teórico às experiências práticas de empresas renomadas, abordando os pontos a serem considerados na estrutura de áreas de Inteligência Competitiva e projetos em Gestão do Conhecimento.Composta por quatro palestras, a teleconferência terá em seu primeiro módulo, o consultor Mário Persona mostrando como transformar a informação em conhecimento e como dados armazenados tabalhem a favor da organização.Jayme Teixeira Filho, por sua vez, abordará aspectos práticos de implementação e gestão de um projeto de Gestão do Conhecimento.Inteligência Competitiva (IC), é o tema a ser desenvolvido por Alfredo Passos que mostrará as vantagens de sua implantação. A experiência bem sucedida da CTBC Telecom, estará a cargo de Fernando Domingues, encerrando a programação.Confira o conteúdo de cada palestra:1ª Palestra (9h-10h45)Gestão do conhecimento como fator catalisador para inovação e criatividadePara competir em uma economia baseada no conhecimento, as empresas começam a perceber que devem administrar o intangível. Uma das particularidades desse recurso - o conhecimento - é que ele só existe na forma de um princípio ativo. Não se trata de acúmulo de informações, embora informações acumuladas estejam em sua composição. Não se trata de tecnologia, embora tecnologia seja uma ferramenta indispensável à sua gestão e disseminação.O conhecimento é o ouro fluido, o Eldorado da nova organização. Que, todavia, se transforma em mera miragem quando dissociado do humano. Nunca a humanização dos recursos foi tão importante como agora, quando o poder das empresas está no conhecimento que flui em suas veias. Ele brota de fontes humanas, alimentadas de nutrientes que encontram fora e dentro de seu ambiente, formando um organismo vivo, fértil e fertilizador. Nunca a empresa precisou ser tão viva para sobreviver. Nessa palestra Mario Persona vai ajudar você a encontrar respostas para questões importantes como:  O real valor do investimento em Gestão do Conhecimento  Como o mercado pode influenciar sua estratégia de Gestão do Conhecimento  Como definir, gerar e identificar o valor do conhecimento  Identificar e deter conhecimento interna e externamente a sua empresa  Habilidades e Competências que mais se aliam ao conhecimento  Como criar um ambiente propício à GC  Desenhar estratégias de GC e "prever" seus resultados  O papel da tecnologia na GCMario Persona2ª Palestra (11h-12h45)Garanta vantagem competitiva para sua organização através do desenvolvimento e implementação de estratégias vencedoras de Gestão do Conhecimento - análise de casos práticos Esta palestra terá foco prático na definição da estratégia de Gestão do Conhecimento e nos aspectos essenciais que devem ser considerados na escolha da metodologia a ser empregada. A fase de planejamento da estratégia de GC é essencial para garantir o sucesso da implementação de um programa deste tipo nas organizações. Vários aspectos devem ser observados como administração, gerenciamento de informações, cultura da organização, tecnologia de apoio e aplicações e práticas de mensuração e divulgação de resultados. Participando desta palestra você saberá:  Como desenhar sua estratégia de implantação de GC  Desenvolver e aplicar a metodologia de implantação,  Definir indicadores em GC  Identificar os fatores críticos de sucessoTambém serão apresentados exemplos de casos reais de empresas brasileiras seguidos por recomendações práticas para evitar erros mais comuns em projetos de GC.Com base nos conhecimentos adquiridos será possível aumentar suas chances de êxito na implantação de um projeto de GC e tirar o máximo proveito dos benefícios deste importante recurso para a otimização da produtividade das empresas. Jayme Teixeira Filho3ª Palestra (14h-15h45)Como agregar conhecimento e inteligência aos negócios - construindo um sistema de inteligência competitiva baseado na gestão do conhecimentoAgregar informações do mercado - interna e externas à sua empresa - é uma tarefa árdua e contínua, mas que só faz sentido se a continuidade deste processo for a transformação destes dados em Inteligência Corporativa; ou seja, em instrumento de diferenciação, antecipação e conquista de vantagem competitiva para sua empresa. Nesta palestra você aprenderá a:  Diferenciar os conceitos de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva  Transformar hábitos e processos da empresa e seus colaboradores, a fim de viabilizar a IC como real diferencial competitivo de sua organização  Determinar os melhores meios de coleta e análise de dados do mercado de forma a agilizar definições estratégicas na empresa  Utilizar a IC nos processos de tomada de decisão da organização  O real papel da tecnologia na implementação da metodologia de IC  Como vencer as dificuldades e estabelecer meios de avaliação de resultados sobre a implantação de estratégias de ICAlfredo PassosEDS América Latina - Professor da ESPM e Coordenador do Capítulo Brasileiro da SCIP - Society of Competitive Intelligence Professionals4ª Palestra (16h-17h45)Alternativas para Implementar uma área de Inteligência Competitiva A estruturação da área de Inteligência Competitiva é uma das maiores preocupações dos profissionais que já descobriram que monitorar o mercado e a concorrência de forma sistemática é fundamental para garantir o sucesso da organização. Aprenda nesta sessão com Fernando Domingues Jr. a:  Estruturar o departamento de IC  Definir as atividades desta área e sua relação com as outras áreas  Estabelecer processos de monitoramento do mercado e da concorrência  Desenvolver habilidades e competências dos profissionais envolvidos  Tomar decisões, apoiado em seu sistema de IC  Encontrar ferramentas tecnológicas para dar suporte à ICFernando Domingues JuniorCTBC TelecomMaria Helena de Carvalho - Da equipe da ACS