78ª Soea será de 09 a 11 de agosto em Gramado (RS)

Brasília, 26 de agosto de 2022.

PLenaria1613_geral.JPG
Sessão Plenária nº 1613

Durante a Sessão Plenária nº 1613, realizada nesta sexta-feira (26/08), os conselheiros aprovaram a realização da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de 9 a 11 de agosto de 2023, em Gramado (RS).  A Semana terá como tema central “A Importância da Engenharia na Soberania Nacional” e os eixos temáticos: “Desafios e Oportunidades nas Profissões”; “Engenharia direcionada para Políticas Públicas”; “Metaverso: Universo Tecnológico”.

Também foi aprovada a constituição de uma comissão organizadora para a realização da Reunião Intermediária da Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins (Copimera), que será de 16 a 18 de novembro de 2022, em Brasília. Para tanto, serão realizadas três reuniões ordinárias, na sede do Confea, para que a comissão organizadora da Copimera 2022 possa planejar e executar as ações administrativas e logísticas para o evento.


A Copimera, que foi fundada em 1991 e é composta por 25 países, promove o debate construtivo com espírito crítico, a fim de deixar um legado importante para as gerações atuais.

Registro profissional
Os processos da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) de homologação de registro profissional foram aprovados. Sendo assim, tiveram os registros homologados: Karl Werner Araujo Stade, brasileiro, com o título de engenheiro de instrumentação, automação e robótica, no Crea-RJ.  Daniel Aksler Berlin, brasileiro, com o título de engenheiro de computação e Arlen Mabel Lastre Acosta, brasileira, com o título de engenheira química, ambos no Crea-SP. Por fim, também foi homologado o registro profissional de Sergio Hernando Varela Vasquez, colombiano, com o título de engenheiro em eletrônica no Crea-SC. 

Coordenadores de cursos de Agronomia
A plenária 1613 aprovou, na manhã desta sexta (26/08), a participação dos coordenadores de câmaras especializadas de Agronomia dos Creas, de representante da CCEAGRO e dos conselheiros federais da modalidade no 3º Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Agronomia, nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília.

Conselheiro federal eng. minas Renan Azevedo, coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep)

A uniformidade de ações das instituições de ensino que formam os Engenheiros Agrônomos foi uma das justificativas para a aprovação, bem como o debate de temas como exame de proficiência; avaliação dos cursos de agronomia; certificação profissional dos cursos de Agronomia e curricularização da extensão da Agronomia. A proposta foi apresentada pelo conselheiro federal eng. minas Renan Azevedo, coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep).  Além dos conselheiros, foi aprovada a participação dos conselheiros Jorge da Silva Júnior (Crea-BA), Antônio Diogo Lustosa Neto (Crea-CE), Débora Candeias Marques de Moura (Crea-RJ), Adriana Mascarette Labibas (Crea-SP) e Thiago Magalhães de Lázari (Crea-TO), todos representantes de instituições de ensino superior em Agronomia.

“Quero parabenizar o grupo Agronomia que nos ensina bastante. A Agronomia é o grupo que está avançadíssimo na certificação profissional. Essa interação da Agronomia com as instituições de ensino é salutar não apenas para o Sistema, mas para o país, considerando que o agronegócio alavanca o país”, disse o conselheiro Bitencourt. “Esse evento é muito importante para o Conselho. A formação é um sustentáculo do exercício profissional”, afirmou o conselheiro federal e coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), eng. agr. Luiz Lucchesi, destacando o apoio à participação no evento. Também manifestou apoio, a conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani.

Leia mais:
Plenário aprova participação do Confea em eventos 
Carta aos candidatos é aprovada por Plenário do Confea 


Fernanda Pimentel e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro