Brasília, 8 de março de 2011.
Após anos de luta por seu espaço, a mulher, também está no mercado de trabalho e nos altos cargos da administração pública. Já tivemos ministras, secretárias, governadoras, mas é neste ano que podemos confirmar essa conquista, com a eleição da primeira mulher presidente no Brasil.
No entanto, a discussão sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho e nos cargos públicos está longe de estar finalizada. Em algumas situações, as mulheres ainda são minoria expressiva e encontram dificuldades no ambiente profissional. No caso do Sistema Confea/Crea e Mútua, do total de profissionais registrados (cerca de 940 mil), as mulheres representam apenas 18%.
Cabe a elas e aos homens, juntos, debaterem sobre suas diferentes realidades e se complementarem no ambiente profissional e público. Neste sentido, instalamos no ano passado o Grupo de Trabalho Pró-Equidade de Gênero, formado por conselheiros federais homens e mulheres, que tem como uma das metas obter o selo Pró-Equidade de Gênero do Governo Federal. Esse selo, já obtido por 72 organizações públicas e privadas, reconhece o esforço da organização na implantação de práticas de equidade e atesta o compromisso da instituição com a equidade de gênero e a difusão dessa cultura organizacional no mercado de trabalho.
Parabenizo, então, pelo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, todas essas profissionais que ainda hoje colaboram para a evolução desse debate, abrindo caminhos para maior inserção no mercado de trabalho.
Marcos Túlio de Melo
Presidente do Confea
O Sistema Confea/Crea e Mútua parabeniza as mulheres pelo seu dia. Assista, abaixo, ao vídeo Equidade de Gênero, com depoimentos de mulheres que se destacaram na área tecnológica.
Caso não esteja visualizando o vídeo, clique aqui.
Assessoria de Comunicação do Confea
