Abenc-PI promove 1ª Semana Piauiense de Engenharia Civil

Abertura da 1ª Semana Piauiense de Engenharia Civil, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi
Abertura da 1ª Semana Piauiense de Engenharia Civil, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi). Na foto, o presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes, Ulisses Filho, ao microfone. Da esq./dir; vice-presidente do Sinduscon, José Rufino; Presidente da Abenc-PI, Dominique Oliveira; Diretor Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho Soares Filho; Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e consultoria Estrutural - Abece, Enio Canavello Barbosa, e Representante da Federação das Indústrias do Piauí - Fiepi, Islano Marques

Brasília, 16 de setembro de 2022.

Com mais de 300 participantes confirmados, a 1ª Semana Piauiense de Engenharia Civil foi aberta nesta quinta (15/9), na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), em Teresina. Em evento patrocinado pelo Confea e promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-PI), minicursos, palestras, mesas de discussões e painéis integram uma programação que acontece até o próximo sábado (17/9).

Panorâmica dos estandes da Semana, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Panorâmica dos estandes da Semana, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Visitação ao estande do Confea, patrocinador do evento
Visitação ao estande do Confea, patrocinador do evento

 

Segundo o Diretor Técnico da Abenc-PI, eng. civ. Samuel Ribeiro, “o propósito é dar uma inovada na gestão, trazendo o profissional mais próximo para a entidade e fazendo com que a entidade cumpra seu papel de valorização do profissional da engenharia civil, inclusive trazendo nomes de peso como os dos palestrantes convidados”, diz, referindo-se aos engenheiros civis Enio Canavello, engenheiro do prédio mais alto de São Paulo, inaugurado neste mês, e Alexandre Beltrami, engenheiro da área de engenharia diagnóstica.


“No sábado, os dois palestrantes irão participar de um debate com o presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho, aberto a todos os profissionais e estudantes no auditório do Crea”, informa. Samuel cita ainda como destaque os minicursos sobre fiscalização e supervisão de obras; elaboração de laudos periciais; abertura de empresas com foco na construção civil; técnicas para diagnósticos das manifestações patológicas e construção financiada.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Haverá ainda mesas de discussão sobre temas como acórdãos dos tribunais de contas relevantes para a engenharia em obras públicas, além de um painel com o tema: “Relações entre o município de Teresina, o Crea e Corpo de Bombeiros no desenvolvimento das atividades para regularização de obras”, destacando pontos como a emissão de alvarás e Certidão de Acervo Técnico, registro e aprovação no Corpo de Bombeiros para projetos de combate a incêndio.

“Nossa preocupação é fazer com que a Abenc seja reconhecida. Temos fortalecido a nossa participação nas redes sociais, envolvendo estudantes e profissionais associados à Abenc. Já estamos com 789 associados e nosso intuito é fazer eventos em todo o Piauí, inclusive uma menção honrosa a engenheiros que prestam grandes serviços ao Estado, além de campanhas para entidades carentes”, diz Samuel Ribeiro.


Segundo ele, a parceria com o Confea foi fundamental para o sucesso da iniciativa. “Ficamos imensamente felizes em ter o Confea como parceiro. Uma entidade que nos representa e que tem se aproximado do profissional. Esse apoio institucional do Confea é extremamente importante”, acrescenta.

 

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Com informações e fotos de Dinismary Cardoso