Ação de Fiscalização em Salinópolis resulta em 40 relatórios

Belém, 13 de agosto de 2020.

Entre os dias 27 de julho e 01 de agosto, aconteceu uma ação de fiscalização no município de Salinópolis, através do agente fiscal Kleiton da Conceição Cosmo. Foram registrados aproximadamente 40 relatórios das obras inspecionadas, que não possuíam ART ou profissional responsável. Também foram abertos relatórios de visita, que futuramente serão gerados autos de infração.

Em algumas das obras fiscalizadas, foi constatado que um único engenheiro registrou todas as responsabilidades, por todos os serviços que estão sendo executados, inclusive parte elétrica e sinalização. Também houve fiscalização em um loteamento, onde existia apenas uma ART de licenciamento ambiental e do loteamento. Não foi encontrado ART do profissional pela parte de portificação e eletrificação, um loteamento com muitas irregularidades pela ausência de um profissional legalmente habilitado.

Ação de Fiscalização pelo Crea do Pará em Salinópolis

A fiscalização também foi aprofundada nas instalações de placas solares, que nesta região possui um nicho de mercado que está crescendo com muita intensidade, já que muitas residências e prédios comerciais estão aderindo a essa nova tecnologia. O Crea-PA entra nesse setor cobrando que haja um responsável técnico, um engenheiro responsável e consequentemente a emissão da ART para registrar a responsabilidade por estes serviços.

Houve também fiscalização nas empresas que prestam serviços de cabeamento de internet, que apesar de serem registradas no Crea-PA, não possuem ART de serviço, pois o supervisionamento nesse ramo não era constante. O Crea-PA intensifica as ações de fiscalização, exigindo que haja registro das obras e profissionais devidamente habilitados no sistema Confea/Crea.

Assessoria de Comunicação do Crea-PA