AEAMP realiza o 1º Seminário de Agricultura Piauiense

Brasília, 5 de dezembro de 2022.

Fortalecer a produtividade da cajucultura, apicultura e ovino-caprinocultura no semiárido da região é o objetivo do 1º Seminário de Agricultura Piauiense, que a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos – AEAMP realizará nos próximos dias 7 e 8/12, no Picoense Clube.


Segundo o presidente da entidade, eng. agr. Welliton Bezerra Pereira, o apoio de R$ 20 mil disponibilizado pelo Confea, em contrapartida ao aluguel de um estande para o evento, é fundamental para o êxito da iniciativa. “Apesar de a gente concorrer com a semana do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UePI) daqui de Picos e, em Teresina, com a exposição de Agricultura do Estado do Piauí – Expoapi, acredito que haverá uma boa receptividade”, diz.

Welliton informa que o evento tem como objetivo apresentar aos profissionais do agronegócio (engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, engenheiros de pesca, consultores, estudantes, produtores rurais, professores), palestras, cursos e oficinas. “Além dos nossos profissionais, as palestras serão voltadas também para os agricultores da região. Os engenheiros agrônomos só existem se existirem os produtores. Então, é importante eles conhecerem como é que funciona”, comenta Welliton. 

“O apoio do Confea é fundamental para a gente. E necessário porque não temos mensalidade, anuidade, a gente vive da contribuição de cada um que pode. Então, em um evento desse, vamos ter alguns estandes, e esse apoio do Confea é de fundamental importância, até mesmo porque quando apresentamos o nome do Confea, isso dá uma visibilidade muito maior”, destaca.

Segundo o presidente, ao retomar suas atividades há quatro anos, a AEAMP tem buscado promover os profissionais, o que inclui a integração por meio de atividades que vão além da formação. “Ontem, em parceria com o Senar, fizemos um curso sobre irrigação. Cada fim de semana um módulo. Mas, além de cursos e palestras, geralmente a gente faz a Semana do Engenheiro Agrônomo e promove uma também uma interação com os profissionais da Engenharia, com torneios de futebol, integrando não só dos profissionais daqui, mas os das inspetorias de outras regiões”.


Equipe de Comunicação do Confea