Alinhamento do Plano Institucional do Confea é foco em Workshop

Brasília, 18 de agosto de 2021.

Durante todo o dia da quarta-feira (18) gestores do Confea participaram do 1º Workshop de Alinhamento do Plano Institucional do Confea (PIC), com uma programação direcionada aos gestores, assessores e colaboradores envolvidos diretamente nos projetos. 

O PIC foi aprovado em 2021 e estabelece objetivos estratégicos e o portfólio de projetos para o período de 2021 a 2023. Possuindo caráter tático e visando prover o Conselho Federal de estrutura e recursos para o aprimoramento de sua atuação como orquestrador e supervisor dos serviços públicos prestados pelo Sistema Confea/Crea, em especial da fiscalização do exercício e das atividades profissionais da engenharia, agronomia e geociências, reordenando os elementos de governança e gestão necessários à eficiente condução de uma estratégia organizacional e fortalecendo sua participação efetiva em políticas públicas.

Fazendo parte da mesa diretiva o Diretor de Planejamento Estratégico, eng. mec. Carlos de Laet Simões Oliveira destacou a importância do planejamento nas ações. “Quando eu assumi a diretoria de planejamento o presidente Joel Krüger me pediu que colocássemos dentro do Confea ações de planejamento da iniciativa privada com velocidade para obtermos êxito, pois não temos tempo a perder. E ver os gestores e o corpo funcional envolvidos nesse processo e pegar o Plano Institucional com metas e objetivos bem definidos dá gosto fazer parte desse time” disse Laet.

O superintendente de estratégia e gestão, Renato Gonçalves Barros falou um pouco do objetivo do workshop. “A intenção é nos aprofundarmos no Plano Institucional que não é da Superintendência de Estratégia e Gestão (SEG) e sim é um plano definido e aprovado pela Conselho Diretor (CD) e pelo plenário.” Barros agradeceu a participação de todos os presentes e do corpo funcional envolvido na organização do evento. 

As apresentações e as oficinas foram conduzidas pelo gerente de planejamento e gestão Edson Cezar Mello Junior e pela analista Pricila Maria Fraga Ferreira, que dividiram os colaborados em dois grupos. 

A analista Pricila saiu satisfeita com os trabalhos realizados ao longo do dia. “Este workshop cumpriu seu objetivo, possibilitando uma visão matricial dos projetos aprovados e uma análise preliminar de seus produtos, bem como dos prazos, responsáveis e custos relacionados. Esta atividade viabilizará a conclusão ou atualização dos planos de ação pelas equipes e a elaboração da avaliação metodológica. Esperamos que, após cumpridas as etapas, o PIC ganhe ritmo e sinergia”, disse Pricila.

Para o assessor do gabinete, o adm. Alexandre Borsato as oficinas foram importantes como forma de melhor desdobramento dos planos de ação. “A interação das áreas promove uma melhor percepção do todo e gera a possibilidade de contribuição de agentes externos ao processo, sendo vistos por vários olhares, e aumentando assim, a chance de os projetos serem bem sucedidos.”, defendeu Borsato.

 

Letícia Rodrigues de Almeida
Assessora da Presidência do Confea