Atrações e grande público marcam abertura da Feira Tecnológica

Florianópolis, 28 de setembro de 2011.

Com acesso livre ao público e diversas inovações, a Feira Tecnológica ExpoSOEAA 2011 foi aberta oficialmente na noite de terça-feira e acontece junto a semana até o dia 30.09, no Centro de Convenções CentroSul, sempre do meio dia às 21h. Na abertura os participantes da Semana conferiram o show do cantor e compositor catarinense Luiz Meira e uma apresentação cultural gaúcha. A ExpoSOEAA conta anda com intervenções culturais, lançamentos de livros e exposição de materiais dos Creas nos seus stands, totalizando 36 expositores, entre empresas e outros órgãos. A Feira Tecnológica foi aberta pelos presidentes do Confea, Eng. Civil Marcos Túlio de Melo, Crea-SC, Eng. Agrônomo Raul Zucatto,  Mútua, Arquiteto José Wellington Costa e demais autoridades.

Os congressistas terão acesso a todas as informações dos stands, programação do evento e entrevistas com palestrantes através da Rádio SOEAA, transmitida diariamente na Feira Tecnológica, a partir do meio-dia.

Além dos stands institucionais do Confea, do CREA-SC, Creas e Mútua, participam da Feira expositores como o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Federação Nacional dos Engenheiros, Espaço Recicle, Caixa Econômica Federal, Cred Crea, Crea Júnior, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina,  Empresas Associadas - ACATE, DNIT, Eletrobrás, CASAN, Interplay, Artesanato Açoriano e ABNT.

O Projeto Memória do Confea também possui o seu espaço na ExpoSoeaa. O stand apresenta toda a história do Conselho através de fotos dos ex-presidentes e de momentos importantes do Federal, como a instalação de sua nova sede, documentos, honrarias, atas, homenagens, decretos e leis que descrevem a sua importante trajetória.

Já o stand Confea/Crea conta com uma programação extensa, que inicia sempre ao meio-dia e encerra
as 21h. Fazem parte da programação, apresentações dos projetos Pensar o Brasil e as Américas, Ética e Fortalecimento, além de lançamentos de livros e vídeos institucionais. Nesta quinta (29), os participantes da 68ª SOEAA poderão conferir um passeio virtual pela Cidade Colaborativa, às 13h40, 17h e 18h40. Já a Resolução 1010 será apresentada às 14h, 17h20 e 19h.

Ainda nesta quinta, no palco ExpoSoeaa, apresentam-se os grupos folclóricos Tutti Buona Gente (Italiano) e Edelweiss (Alemão), além de Ana Paula da Silva.

Lançamentos - O livro "Ética e Tecnologia na Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia", foi lançado ontem no stand do Confea, na Expo Soeaa. Escrito a quatro mãos, pelo brasileiro José Geraldo Drumond e pelo chileno Fernando Lolas, o livro parte do princípio  que nenhuma profissão, especialmente engenharia, pode ser exercida sem uma fundamentação filosófica que atenda as necessidades do mundo contemporâneo. A ética das profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea é o tema do livro escrito por Edison Flávio Macedo e Jayme Push, que também foi lançado no stand.

Por Thais Loiola
Assessoria de Comunicação do Crea-PI