Campanha ressalta importância da mulher nas profissões do Sistema

Brasília, 03 de março de 2021.

 

Está em circulação a campanha Mulher 2021 veiculada pelo Confea, que foi aprovada pelo Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), cuja competência  é deliberar sobre a comunicação institucional do Sistema Confea/Crea. As deliberações aprovadas pelo CCM também são apreciadas pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e pelo Plenário. 

As peças publicitárias estão sendo veiculadas  na TV fechada  - em canais como GloboNews, CNN, GNT - , em outdoor nas 27 capitais, em mídias aeroportuárias de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de sites e redes sociais. A campanha “EngenheirA - Uma homenagem às mulheres na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências”  destaca a atuação das mulheres como profissionais, líderes, gestoras e protagonistas na construção do futuro do Brasil.

 

Presidente Joel durante reunião do Programa Mulher


A homenagem ao Dia das Mulheres, assim como o Programa Mulher, reflete a relevância  que o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, dá ao tema equidade de gênero. “A meta é ampliar a participação feminina no Sistema por meio do Programa Mulher mais robusto e mais amplo. Dessa forma, esperamos ampliar as vozes e as ações das profissionais em nosso Sistema, que são tão importantes para uma atuação igualitária e o reconhecimento em relação ao trabalho desempenhado pelas mulheres”, disse o presidente do Conselho Federal. 
 

Sobre a campanha, a representante do Colégio de Presidentes no CCM, a presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, disse: "Achei uma campanha moderna e com muita sensibilidade para mostrar as mulheres que atuam como engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências. Revela as tarefas que desempenhamos no dia a dia como profissionais, mas, acima de tudo, mostra a mulher ocupando o espaço que é dela como profissional do Sistema". Para o representante do Plenário no CCM, eng. eletric. José Miguel de Melo Lima, “é importante fortalecer o espaço que as mulheres vêm ganhando nessas profissões, que antes eram ocupadas majoritariamente por homens”, defendeu o conselheiro. 

cons_michele

Já a eng. mec. Michele Costa Ramos, uma das quatro mulheres eleitas como conselheira federal  e integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher,  a campanha retrata o protagonismo feminino. “A campanha ressalta  a dedicação das mulheres e como elas têm se destacado em cargos de liderança, servindo de inspiração para as profissionais  que estão entrando no mercado de trabalho e no Sistema, contribuindo para o intercâmbio entre gerações”. 

Confira um dos vídeos que serão exibidos durante este mês de março:

 

O Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, lançado em 2019, é um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema e neste mês de homenagem às mulheres estreia o hotsite: https://www.programamulherconfea.com/, o qual reúne iniciativas, personalidades e temas relacionados ao Programa. 

Participação feminina no Sistema

Em relação ao número de profissionais ativos no Sistema, quase 19% são mulheres, em um universo de 982.158 inscritos, ou seja, 184.881 são do sexo feminino. 

No que se refere à atuação classista, em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. Com o resultado das eleições 2020, esse percentual subiu para 14%. Esse aumento da participação feminina vai ao encontro, ou até já seja reflexo do Programa Mulher lançado em 2019, que tem como objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais.  No último pleito, realizado em outubro de 2020, o número de mulheres presidentes de Crea aumentou em 50%, passando de 4 para 6, representando um aumento de 22,2%. 

Leia mais:
Crescimento do protagonismo feminino marca eleições do Sistema

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea