CCEAGRO: agenda 2021 inclui fiscalização de leigos e melhoria do ensino

Brasília, 19 de fevereiro de 2021.

Instalada no dia 12 de fevereiro, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) elegeu novo titular para o mandato 2021. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em georreferenciamento de imóveis rurais, Rafael Odebrecht Massaro (Crea-TO) é servidor público no Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e atua ainda como perito judicial e avaliador de imóveis rurais. Ao longo do ano, ele estará à frente dos debates do fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e contará com a expertise da coordenadora adjunta, eng. agr. Denize Frandoloso (Crea-RS), na execução dos trabalhos. 

Em entrevista ao site do Confea, Massaro comenta os temas pautados na primeira reunião e adianta os assuntos que irão ganhar espaço na agenda 2021. Reforço do monitoramento de leigos, qualidade da formação profissional e definição de métodos fiscalizatórios para períodos de pandemia são alguns dos destaques. Confira a seguir:

 

Confea – Dos assuntos tratados no 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria? 

Rafael Massaro – Fiscalização e exercício profissional foram os assuntos mais tratados e discutidos durante o Encontro de Líderes em Brasília, dando muita ênfase ao registro profissional de alunos da modalidade ensino a distância.


Confea – Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2021?

RM – Difícil caracterizar grandes temas, pois quando tratamos de Engenharia, segurança alimentar, alimento seguro e certificado, meio ambiente e demais temas que envolvem a modalidade Agronomia, todos são relevantes e importantes. No entanto, temos alguns que estão mais “aquecidos” no momento e que podemos destacar aqui. O primeiro deles é a qualidade dos futuros profissionais que completam seus estudos pelo ensino a distância em cursos de nossa modalidade que demandam, fundamentalmente, muitas aulas de campo e laboratoriais para adequada formação. O segundo deles, e não menos importante, reflete o monitoramento de leigos por meio de fiscalização e mecanismos de controle de legislações que ferem diretamente a segurança, a responsabilização técnica e, consequentemente, expõem a sociedade a grandes riscos com comprometimento da saúde humana e o dos recursos naturais, muitas vezes com danos irreversíveis.

 
Confea – Entre esses itens prioritários, como pretende coordenar o trabalho, lembrando que o plenário do Confea já estabeleceu as diretrizes e assuntos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas –  entre eles educação a distância, análise curricular e levantamento de títulos profissionais do Sistema Confea/Crea?

RM – Os trabalhos foram divididos na coordenação inicialmente entre o coordenador e a adjunta, a engenheira agrônoma Denize Frandoloso, do Crea-RS. Posteriormente, para cada tema do plano anual de trabalho, criou-se uma equipe de coordenadores regionais e grupos de trabalho para alcançarmos os resultados previstos para a CCEAGRO em 2021.

 
Confea – Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?

RM – Nessa primeira reunião, foi discutido um item identificando exatamente esse assunto. O item está contemplado no plano de trabalho e tem como ação priorizada a padronização e difusão de métodos de fiscalização em nossa modalidade. Tem como finalidade a elaboração de uma proposta que vise novas ferramentas com intuito de difundir metodologias comprovadamente eficientes à fiscalização, padrões de fiscalização de campo e metodologias de tramitação de processos visando à celeridade e à eficiência desses setores dos Creas. Também serão elaborados documentos contendo recomendação da inserção da metodologia no Manual de Fiscalização da Agronomia dos Conselhos Regionais.

 
Confea – No final de sua gestão à frente da coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?

RM – Não vejo coordenação da CCEAGRO como uma atividade direta de gestão. A CCEAGRO foi criada e deve respeitar o que preceitua a Resolução 1012, de 10 de dezembro de 2005 do Confea, especialmente o anexo II da mesma. Assim sendo, em que se refere a coordenação, ela prevê que devemos estudar, uniformizar procedimentos de cunho normativos por meio de propostas que permitam a maximização da fiscalização de nossos Creas, em conjunto com suas câmaras especializadas trazendo exatamente nesse sentido a obrigação dessa coordenação 2021 em atender às demandas locais e garantir uma marca de interiorização da CCEAGRO aos nossos dispositivos regionais, com humildade e serenidade em nossos trabalhos.

 

Confira a cobertura jornalística e fotográfica da reunião de instalação da CCEAGRO, realizada de modo semipresencial durante o 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea.

Eng. agr. Rafael Massaro (Crea-TO) coordenará a CCEAGRO em 2021, ao lado da eng. agr. Denize Frandoloso (Crea-RS). Para o ano, a coordenadoria propôs o seguinte calendário de encontros semipresenciais: 12 a 14 de maio e 4 a 6 de agosto, em Brasília (DF), e 24 a 26 de novembro, em Vitória (ES)

 


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro e Plínio Xavier/Confea