CEF anuncia eleições para a presidência do Crea-PB

Brasília, 23 de fevereiro de 2022.

 


Com a coordenação do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, os trabalhos da sessão plenária 1.593, do Confea, foram iniciados na manhã desta quarta-feira (23/2). Entre as comunicações feitas pelas comissões permanentes do Federal, a Comissão Eleitoral Federal (CEF), coordenada pelo eng. civ. Daltro de Deus Pereira, anunciou que em virtude de a vacância do cargo ter ocorrido em prazo superior a 12 meses para o término do mandato, será no próximo dia 23 de maio a eleição para presidente do Crea-PB, para mandato até 31 de dezembro de 2023. A eleição será realizada pela internet, e poderão votar os profissionais adimplentes com o Crea-PB até o dia 22 de abril de qualquer lugar onde estiverem, resguardados o sigilo e a integridade do voto.  Os interessados em se candidatar devem registar candidatura até 4 de março, na sede do Crea-PB ou pelo e-mail cerpb@creapb.org.br.

Daltro também anunciou as eleições para o cargo de conselheiro federal representante de modalidades profissionais nos estados do Acre, na modalidade Industrial; de Alagoas, na modalidade Agronomia; do Amapá, na modalidade Elétrica; do Rio de Janeiro, na modalidade de Engenharia Civil; de Rondônia, na modalidade Engenharia Civil; e de Sergipe, na modalidade Engenharia Elétrica. Todos com mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. 

Em função da vacância do cargo de diretor administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RO (Mútua-RO), Daltro também informou que ainda na plenária 1.593 serão colocadas para apreciação as deliberações da CEF que tratam sobre o calendário para o pleito da Mútua-RO e para as eleições de conselheiros federais no exercício de 2022. 

Por fim, o coordenador da CEF informou que todos os documentos relativos ao processo eleitoral do Sistema Confea/Crea 2022 estão disponíveis na aba “Eleições”, no site do Confea, no seguinte endereço: https://www.confea.org.br/funcionamento/eleicoes/2022.

Mútua apresenta avanços 

 

Presidente da Mútua, Francisco Almeida

Os trabalhos da plenária tiveram a apresentação do relatório da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – feita por seu presidente, eng. agr. Francisco Almeida.

Do relatório, ele destacou os vídeos produzidos pela TV Confea que vêm ajudando na divulgação da Mútua e o aumento de 68% de associados entre janeiro de 2021 e janeiro deste ano.  A assinatura eletrônica que agiliza a liberação de contratos, e iniciativas para melhorar a saúde financeira com a redução da inadimplência em 18%, além da adequação de diárias para 15 por mês, buscando uma Caixa sustentável, também foram tópicos apresentados por Almeida.

11º Encontro de Líderes é destaque das comunicações 

Ainda pela manhã, durante as comunicações, Krüger destacou a realização do 11º Encontro “com mais de um mil inscritos” e o “desempenho do corpo funcional do Confea”. No mesmo sentido, seguiram as comunicações de coordenadores de comissões e conselheiros. O novo espaço “Café e Política”, aberto durante o Encontro de Líderes, foi destaque nas manifestações de todos os conselheiros. Para eles, a aproximação com o parlamento nacional “é fundamental” e deve ser realizado mais vezes durante o ano.

Com a presença de diretores da Mútua, eng. civ. Carlos Vilhena, eng. agr. Arício Resende e geol. Waldir Costa, na manhã desta quarta-feira, a plenária 1.593 ainda foi acompanhada pelos ex-conselheiros, eng. agr. Evandro Martins, eng. civ. Marcelo Morais; eng. civ. Osmar Barros Jr., eng. civ. Ricardo de Araújo e eng. agr. Luiz Rossafa, atual chefe de gabinete do Confea. O novo coordenador do Colégio de Presidentes (CP), eng. agr. Raimundo Ulisses, também acompanhou os trabalhos.

Vereador Jean Carlo (PSD-SC)

A plenária recebeu ainda a visita do vereador Jean Carlo (PSD-SC), do município de Caçador. Agrônomo com pós-graduação em piscicultura, ele afirmou: “antes crítico, hoje reconheço o valor do serviço prestado pelo Sistema Confea/Crea”, disse, ao se dirigir ao plenário. O vereador recebeu um kit institucional do Confea entregue pelo presidente Krüger ao lado do ex-conselheiro Evandro Martins e de Evânio Nicoleit, conselheiro federal. 

As sessões plenárias podem ser acompanhadas pelo Youtube do Confea.

 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea