Com apoio do Confea, Ibape-PI promove 1º Congresso de Inspeção Predial

Brasília, 15 de dezembro de 2022.

Presidente do Ibape-PI, eng. civ. Mércia Bezerra, organizadora do Congresso
Presidente do Ibape-PI, eng. civ. Mércia Bezerra, organizadora do Congresso

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Piauí (Ibape-PI) promoverá, nos dias 16 e 17/12, em Teresina, o 1º Congresso de Inspeção Predial, reunindo palestras e minicursos multiprofissionais relacionados à inspeção predial, no que concerne ao atendimento a leis municipais que tratam sobre a obrigatoriedade de vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica das edificações. “Sem essa parceria com o Confea a gente não poderia realizar o evento. Como teve a pandemia, tivemos muitas dívidas. Sem esse apoio não faríamos esse que é o primeiro congresso sobre inspeção predial”, diz a engenheira civil Mércia Maria Teixeira Bezerra, presidente do Ibape-PI, sobre o apoio do Confea no valor de R$ 20 mil, por meio de locação de estande para a divulgação da valorização profissional.

Segundo Mércia, a intenção é fazer o Congresso a cada dois anos. “O de avaliação de imóveis, fizemos três eventos”, informa. Ela considera que a inspeção predial vem ganhando importância por congregar áreas diferentes da engenharia, promovendo a discussão, o debate a difusão dos conhecimentos atuais, tendo por foco sua produção técnica, científica e política. “O fórum discutirá questões relevantes em que a inspeção predial é reconhecida como prática de interesse público com a atribuição de subsidiar gestores públicos e privados sobre o conhecimento das condições de uma edificação e suas instalações, contribuindo para a mitigação de riscos técnicos, econômicos, associados à perda de desempenho do sistema das edificações”, diz, informando que o município de Teresina conta com lei sobre o tema, de fevereiro de 2020.


A presidente do Ibape-PI comenta que o evento está tendo uma aceitação muito boa entre os setores público e privado. “Temos três palestrantes, inclusive remotamente. Ele abrange profissionais até da área de administração de condomínios para alavancar a lei da inspeção predial para que ela não fique engavetada. A gente trabalhou bastante para a aprovação da lei. Agora, vamos partir para que os municípios maiores tenham suas leis até porque são municípios centenários que precisam ser mantidos nos três polos maiores do Estado: Picos, Parnaíba e Floriano”, informa.

Programação
Durante os dois dias da programação, o evento contempla a realização de palestras de representante da prefeitura de Teresina sobre a referida lei (5.489/2020) e outras com os temas “Inspeção predial e seus desafios”, com a engenheira civil Flávia Pujadas, e “Perícia em Edificações”, além de minicursos voltados para as áreas de engenharia mecânica, engenharia elétrica e engenharia civil. Entre eles, está o minicurso “Diagnóstico em estrutura de concreto/alvenaria com foco em inspeção predial”, pelo engenheiro civil Daniel Carvalho de Brito.

Em material de divulgação do evento, a engenheira civil Flávia Pujadas, responsável pela palestra magna e por um minicurso sobre o tema, define a inspeção predial como a atividade técnica que avalia as condições de uso, operação e manutenção do sistema construtivo e é uma importante ferramenta na tomada de decisão para reparos e também para aprimorar os planos de manutenção dos edifícios. “É importante que os profissionais conheçam a metodologia regulamentada a partir da NBR ABNT 1647 e saibam aplicá-la corretamente, até mesmo para distinguir a inspeção predial da perícia de engenharia que é regida por outra norma, a 13.752”, disse, convidando a participar do Congresso.

Confira a programação a seguir.

Equipe de Comunicação do Confea