Comitê do Programa Mulher do Confea define iniciativas para o ano

Brasília, 9 de abril de 2021.

Em sua reunião de instalação nesta quinta-feira (8/4), o Comitê Gestor 2021 do Programa Mulher do Confea definiu o planejamento anual. Entre as iniciativas, ações para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (23/6), criação do Prêmio Profissional Mulher do Ano e estratégias para aproximar o Sistema das profissionais jovens. 

Ao abrir a reunião, o presidente parabenizou o comitê pelo trabalho junto aos Creas na implantação do Programa Mulher. “Nosso março foi magnífico porque criamos sinergia com os Creas e iremos conseguir replicar a iniciativa para as entidades”, comentou Krüger, ao lembrar que 14 Regionais já adotaram a iniciativa
 

No dia 23 de junho, o comitê irá realizar diálogo on-line com organizações estrangeiras sobre atuação feminina no segmento. “Temos que promover ações nesse sentido para alcançarmos o protagonismo internacional”, incentivou o presidente do Confea e coordenador do grupo, eng. civ. Joel Krüger. Além disso, está prevista sessão solene virtual na Câmara dos Deputados. 

A expectativa é celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia ao longo do mês com ações junto ao Colégio de Entidades Nacionais (Cden). E também motivar a implantação do Programa Mulher, até o meio do ano, nos Regionais que ainda não aderiram ao projeto, um compromisso assumido pela representante do Colégio de Presidentes de Creas. “Eu me comprometo a pautar o assunto no colegiado”, afirmou a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter.

Para a data, o comitê planeja lançar a segunda versão da cartilha do Programa Mulher. “Estamos elaborando uma versão mais robusta com capítulos sobre a mulher na agronomia, com acréscimo do ODS 2 [fome zero e agricultura sustentável] e ODS 10 [redução das desigualdades] da Agenda 2030 da ONU, e mais referências bibliográficas”, explicou a secretária-executiva do programa, eng. eletric. Fabyola Resende. Como contribuição, o presidente ressaltou a importância de alinhar a publicação às iniciativas adotadas pelo Congresso Nacional e pela Federação Mundial de Organizações Engenheiros (Fmoi), além de listar os Creas e as entidades que possuem coletivos de mulheres. “É interessante também registrar a trajetória de mulheres pioneiras nas Engenharias, Agronomia e Geociências”, sugeriu à eng. quím. Simone Baía, assessora do Confea que irá escrever este capítulo.   

Nessa linha de reconhecimento, a conselheira federal eng. mec. Michele Ramos propôs a criação do Prêmio Profissional Mulher do Ano do Sistema Confea/Crea. “A ideia é valorizar aquelas que estão se destacando e atuando em prol da profissão e do Sistema, como está previsto no item 4 do programa”, disse, ao adiantar que está delineando o projeto e que conta com a contribuição de todos para que ele aconteça em 2022. Receptivo à proposta, Krüger sugeriu que a premiação aconteça em maio ou junho, meses em que se homenageiam as mulheres. 

Já a representante do Cden, eng. agric. Gizele Gadotti, propôs a aproximação do Sistema com as engenheiras jovens a fim de repercutir o Programa Mulher. De modo complementar, o presidente adiantou que o Confea poderá incentivar e divulgar a ação, a ser desenvolvida nos estados: “A articulação precisa ser feita com os Creas e as entidades regionais e nacionais”. 

Presidente Joel e a eng. agric. Gizele Gandotti
 

O comitê volta a se reunir no dia 21 de maio. Outras duas reuniões ordinárias estão programadas para 23 de julho e 12 de novembro. 

Protagonismo feminino

O Programa Mulher começou a ser elaborado em 2018 e foi um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema Confea/Crea e Mútua. A principal meta é atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS nº 05 da ONU, além de fomentar a elaboração de políticas de interesse das mulheres engenheiras, agrônomas e da área das Geociências dentro das diversas entidades de classe e Creas, visando à participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema e de entidades de classe. Até o momento, 14 Creas já implementaram o projeto. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins. Conheça o https://www.programamulherconfea.com/ 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thiago Alves/Confea