Comitê Gestor do Programa Mulher faz reunião de instalação de 2024

Brasília, 2 de abril de 2024.

Lideranças mulheres do Sistema Confea/Crea e Mútua vindas de diversos cantos do país estão reunidas nesta terça-feira (2/4) na sede do Conselho Federal em Brasília para a instalação do Comitê Gestor do Programa Mulher 2024. “O papel de vocês é ajudar o Sistema a ser uma ferramenta para as mulheres. Aproveitem este Comitê para apontar os problemas, isso vai ajudar muita gente”, pontuou o presidente do Confea, Vinicius Marchese.

Com a palavra, a assessora do Federal Poliana Krüger ressaltou que o Comitê Gestor do Confea é um braço para todos os Creas. “É daqui que sai uma diretriz, mas cada estado tem suas necessidades, cada estado pode ir trabalhando conforme suas necessidades, não precisa esperar as necessidades daqui”, informou. Até o ano passado, Krüger coordenava o Programa Mulher do Crea-SP.

“Esse é o maior programa de mulheres profissionais do Brasil e quiçá do mundo”, celebrou a conselheira federal Carmem Petraglia, integrante do Comitê. “Nosso principal objetivo é nos aproximar cada vez mais dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências e potencializar nosso programa mulher. De 2019 para cá, aumentamos de 12 para 25% o número de mulheres profissionais do Sistema. Agora precisamos fixar essas mulheres na profissão”.

No início da manhã, a chefe do Setor de Comunicação Digital do Confea, Marina Mattus, apresentou as ações da área que estão em andamento e ao longo do restante do dia as integrantes do Comitê definiram o calendário de reuniões para o ano (ainda a ser submetido à aprovação do Conselho Diretor) e se debruçaram sobre o plano de trabalho de 2024, com os eventos a serem realizados, os projetos de lei a serem apoiados, entre outras ações.

Além de Marchese, Poliana Krüger, Petraglia e Mattus, estavam na reunião e compõem o Comitê a presidente do Crea-MS, Vânia Abreu de Mello, Kátia Lemo Diniz, representante das coordenadorias da Câmaras Especializadas, Elaine Santana Silva, representante do Colégio de Entidades Nacionais, Andrea Brondani da Rocha, representante da Mútua, as convidadas Liane de Moura Costa (Cden) e Marci Alves (Crea-SP), e a representante da Gerência de Relações Institucionais do Confea, Kaori Akagi.

Beatriz Leal e Nayara Brandão
Equipe de Comunicação do Confea