Comitê Gestor do Programa Mulher realiza primeira reunião do ano

Brasília, 20 de janeiro de 2021

Reunidos pela primeira vez em 2021, os integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea finalizam, nesta quarta-feira (20/1), o relatório de 2020 das atividades do grupo. Outro ponto na pauta é o plano de trabalho para 2021, incluindo as ações a serem desenvolvidas no próximo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Nas falas das lideranças, unicidade de ação nos diversos fóruns e órgãos do Sistema Confea/Crea e capilaridade do Programa foram as prioridades entre as demandas levantadas.

Presidente do Confea e coordenador do Comitê Gestor, eng. civ. Joel Krüger

Ao abrir a reunião, o presidente do Confea e coordenador do Comitê, eng. civ. Joel Krüger, esclareceu que o encontro tinha como principal objetivo encerrar o ciclo de um ano que foi muito difícil e começar a organizar 2021. “Tenho um carinho muito grande por esse Programa. Temos que potencializá-lo. Sabemos as dificuldades que as mulheres engenheiras enfrentam no mercado de trabalho, sem falar nas notícias de feminicídio”, comentou, antes de apontar que colocar a Presidência do Confea na coordenação do Comitê é um indicador simbólico politicamente forte, “passa um recado de prioridade”. 

Representante da Mútua no Comitê Gestor, eng. agr. Giucélia Figueiredo

Representante da Mútua no Comitê, a engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo celebrou a capilaridade do Programa, comentando que durante toda sua trajetória - que contempla, entre outros cargos, a presidência do Crea-PB – sempre defendeu que a questão de gênero não ficasse circunscrita a um Grupo de Trabalho, com uma visão corporativa sobre o assunto. “Este Programa, da forma como foi concebido, é estratégico para a sustentabilidade do Sistema”, afirmou.

Conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos

Até o ano passado, a engenheira mecânica Michele Costa Ramos representava o Colégio de Entidades Nacionais no Comitê. Em 2020, ela foi eleita conselheira federal, representante do estado da Bahia. “Carrego a responsabilidade de representar as mulheres do meu estado, que confiaram em mim. Sempre levanto a bandeira de que a mulher tem condições de assumir qualquer cargo”, pontuou.

Conselheiro federal eng. agr. João Bosco

O conselheiro federal eng. agr. João Bosco representou o Plenário do Confea no Comitê durante o ano de 2020, e avalia que o Pleno está mudando sua visão em relação à equidade de gênero. “Participei de um congresso de Agronomia no Rio de Janeiro, em que só mulheres fizeram apresentações, e havia muitos homens assistindo. Este Programa é importante para a sobrevivência do Sistema”, afirmou.

Também integram o Comitê Gestor do Programa Mulher e estavam presentes à reunião desta quarta-feira a representante das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, eng. civ. Flávia Roxin, a ex-presidente do Crea-ES, eng. civ. Lúcia Vilarinho, a gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea e secretária executiva do Programa, eng. eletric. Fabyola Resende, e a assessora da Presidência eng. quím. Simone Baía. 
 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea