Conemi reúne profissionais em Belo Horizonte

Brasília, 19 de outubro de 2021.

Lideranças na abertura do Conemi

Teve início na segunda-feira (18), em Belo Horizonte, o XXI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi) cujo tema será: “Os desafios da engenharia industrial na produção de alimentos, energia renovável e na promoção da qualidade de vida das pessoas”.

O conselheiro federal eng. mec. Carlos de Laet, representando o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participou da abertura do evento: “Vivemos a revolução 4.0 na área da indústria, somos a tecnologia, movemos esse país”, disse Laet ao se dirigir aos participantes.  Por sua vez, a conselheira federal eng. mec. Michele Costa, representando o Plenário do Confea e o Programa Mulher, falou da importância da equidade de gênero no Sistema Confea/Crea.  “Espero que mais mulheres sejam incentivadas a ocuparem mais espaço na profissão”. O presidente do Crea-MG, eng. civ. Lúcio Borges, relembrou que em 2002 o estado sediou a segunda edição do evento. “É com muita honra que quase 20 anos depois sediamos o Conemi aqui em Minas novamente”, disse o presidente. 

Presidente da Fenemi, Marco Aurélio Braga

 

Na ocasião, o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), eng. mec. Marco Aurélio Candia Braga, anunciou que em breve a Federação terá um livro contando a estória da entidade. “A engenharia é a mais humanitária das profissões. Tudo que anda, move, esfria e esquenta é engenharia mecânica”, concluiu convidando todos a participarem dos trabalhos nos próximos dias.

Após a abertura, a conselheira Michele juntamente com a idealizadora do Programa Mulher e gerente de Relacionamentos Institucionais, eng. eletric. Fabyola Resende, participaram da mesa redonda “Mulheres na Engenharia”.

Apresentação do Programa Mulher

Resende relembrou que este é o quarto ano do Painel Mulher, iniciado em 2018. Ela ainda anunciou que já está em diagramação a segunda versão do Programa, dessa vez mais focado nas mulheres da agronomia, e que inclui um mapeamento mais amplo sobre a diversidade no Sistema Confea/Crea. “Vale lembrar que o Programa atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e vamos apresentar – para votação – ao Plenário, o Dia Internacional da Violência contra Mulher. E agora temos como meta a internacionalização do Programa”, esclareceu.  “Desde que foi criado o Programa Mulher, o Comitê Gestor foi implantado nos 27 Creas, o que representa um marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema. Vale lembrar que aqui em Minas Gerais o lançamento coincidiu com o Dia Internacional da Mulher em 08 de março”. 
 

Confira a mesa-redonda "Mulheres na Engenharia": 

 

Conemi
O Conemi está sendo realizado no Crea-MG até o dia 21 de outubro. A realização é da Fenemi e promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e da Mútua.  Confira a programação do evento.

Fernanda Pimentel
Equioe de Comunicação do Confea