Confaeab promove Encontro de Coordenadores de Cursos de Agronomia

 

Presidente da Confaeab, eng. agr. Kléber Santos
Presidente da Confaeab, eng. agr. Kléber Santos, fala aos participantes do Encontro: evento histórico para os cursos de Agronomia

Brasília, 26 de novembro de 2020.

Em caráter inédito, a Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab promoveu, de 18 a 20 deste mês, o 1º Encontro dos Coordenadores de Cursos de Agronomia, no Hotel Mabu, em Curitiba, e com participações virtuais. O evento contou com o patrocínio do Confea e teve apoio da Mútua, do Crea-PR e da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná.

Segundo o conselheiro federal e coordenador nacional da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), eng. agr. Luiz Lucchesi, o evento representou “um marco” para esses profissionais, ressaltando que a Confaeab “é a única instituição que tem representado de maneira integral os anseios daqueles que querem aprimorar os cursos de Agronomia do Brasil”.

Ex-coordenador do  curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por três mandatos, o último licenciado para assumir a função de superintendente do Ibama-PR, ele informa que apresentou aos participantes do evento o status em que se encontra o Programa CCA-Brasil (Certifield Crop Adviser – Brasil) e as características desse inovador programa a partir do modelo adotado pela Sociedade Americana de Agronomia – ASA e proposto de forma conjunta entre a ASA e a Comissão Temática de Certificação das Profissões do Grupo Agronomia (CTCPA), da qual também é coordenador.

“Está sendo um sucesso. Desde 2016, o Confea vem deliberando a respeito da certificação de profissionais. O Conselho apoia a certificação, atendendo a uma reivindicação de vários congressos da categoria e da coordenadoria nacional das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Agronomia. Estamos agora trabalhando para propor ao Plenário um projeto piloto que atenda ao anseio dos engenheiros agrônomos, cuja metodologia possa ser utilizada pelas demais profissões do Sistema Confea/Crea”, descreve.

Representação
Lucchesi lembra que há no Sistema muitos representantes das profissões, oriundos dos cursos de Agronomia nos Creas por meio de conselheiros. “E muitas informações advindas das Ceaps regionais para a Ceap nacional. Mas, analogamente ao que acontece com a Abenge que abriga o ensino de engenharia, a Confaeab encampou o que outrora era defendido por outras instituições”.

O conselheiro federal entende que este “histórico evento que foi o I Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Agronomia está abrigado inclusive pelo regimento da Confaeab”, diz, citando seu artigo segundo da inciso R: “propugnar pelo fortalecimento e qualidade do ensino e das instituições de ensino no país”. 
Segundo ele, “isso tem sido muito bem-vindo porque as propostas nos estimulam a buscar a formação de profissionais. A Confaeab está suprindo muito bem essa lacuna porque a entidade que existia, a Abeas, não atua mais. É importante que alguém de fato organize, equacione e traduza as dificuldades do ensino da engenharia agronômica para o Executivo, o Legislativo e para o Conselho Federal. No momento, pela qualidade desse primeiro Encontro, tenho certeza que essa lacuna está sendo bem preenchida”. 

 

Kléber Santos já coordenou a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia
Kléber Santos já coordenou a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia e acredita que a participação dos cursos no Sistema pode ser ampliada, sob a condução da Confaeab

Pioneirismo e participação
“Em 93 anos de história da entidade nacional agronômica, esse é o primeiro evento desse tipo. Nossa preocupação com a formação e a qualidade do ensino, visando o bom exercício profissional depende dessa parceria. A Confaeab tem legitimidade para defender a formação, vinculada ao pleno exercício profissional do engenheiro agrônomo, por isso, apoiamos a formação de uma entidade de ensino de Agronomia, desde que construída ao longo do tempo, de forma participativa, com participação direta da Confaeab”, comentou o presidente da Confaeab, eng. agr. Kléber Santos.

Segundo ele, os rumos dessa proposta deverão integrar as discussões do XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia, a ser realizado em outubro do próximo ano, em Florianópolis. “É um processo participativo e com cautela. Pretendemos promover presencialmente o segundo Encontro durante o Congresso, mas a ideia é termos um fórum permanente, com novas discussões até lá”, considerou. 

Entre os temas tratados, Kléber destaca a consolidação da importância de a Confaeab e o Confea trabalharem uma audiência com o Conselho Nacional de Educação - CNE e ministério da Educação. “Temos que manifestar a nossa preocupação com o domínio do Ead, definindo a importância de manter a presencialidade para defendermos bandeiras de qualidade do ensino, associadas à atribuição profissional”, comentou, informando que as discussões são tratadas por meio do Departamento de Integração com o Sistema Educacional da Confaeab.

Conclusões
Entre as conclusões do evento, a entidade destaca as seguintes propostas:

•    criação de um grupo permanente no Wattzap reunindo os Coordenadores de Cursos  de Agronomia;
•     definição de um espaço/ fórum de Coordenadores no CBA 2021;
•     tratativas com MEC, CNE e Confea, visando inserir a Confaeab nas decisões relacionadas ao ensino de Agronomia no Brasil (cadastramento, recadastramento, registro cursos, qualidade dos Cursos); 
•    estabelecer quais os conteúdos legais (decretos, leis, DCN) essenciais a serem trabalhados presencialmente – considerando também posicionamento de manter as atuais DCN estabelecidas por meio da Resolução CNE n º 1/2006;
•     analisar a viabilidade da implantação do Programa de Certificação Profissional na Agronomia;  
•    encaminhar às Câmaras de Agronomia destaque para   o Decreto 23.196/33 como referência na análise de concessão de atribuições (além da análise do projeto político pedagógico);
•     estimular parcerias dos cursos de Agronomia com organizações (entidades de classe, empresas e conselho profissional), visando fortalecer ações de ensino-pesquisa-extensão na formação profissional da agronomia e trabalhar junto ao Confea sobre a escolha dos pareceristas sobre análise de demanda de novos cursos de Agronomia.


Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea