Confea e CAU alinham atuação conjunta em várias frentes 

Brasília, 14 de junho de 2021.

Lideranças do Confea e do CAU/BR

Na última quarta-feira (9/6), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, recebeu a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Nadia Somekh, que tomou posse este ano. Na pauta, linhas de ações conjuntas em benefício da sociedade.

O presidente Joel destacou que, na grande maioria das pautas, o Confea e o CAU estão juntos. “Os dois Conselhos possuem muitas pautas em comum. Ao somarmos esforços, estamos defendendo a sociedade e o exercício profissional técnico, o que beneficia a todos”, ponderou o presidente Joel. 

Presidente Nadia Somekh
Presidente do CAU/BR, Nadia Somekh

Para a presidente do CAU/BR, foi uma oportunidade de estreitar o diálogo institucional. “Foi um encontro muito positivo em que identificamos muitas convergências em pontos de interesse de nossas profissões, como os problemas do ensino a distância, a defesa da ATHIS (Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social), as ressalvas ao licenciamento urbanístico integrado proposto pelo Ministério da Economia e a luta pela carreira de Estado para arquitetos e urbanistas e engenheiros”, enumerou Nadia Somekh. Na ocasião, também foi apresentado o Programa Mulher à presidente do CAU. 

Segundo o conselheiro federal eng. agr. Annibal Lacerda Margon, a reunião foi muito produtiva. “Vários aspectos das nossas convergências e divergências foram debatidos. Enquanto coordenador da CTHI (Comissão Temática de Harmonização Interconselhos) e da CTEAP (Comissão Temática Engenharia de Avaliações e Perícias), tratamos da questão da Resolução CAU n. 51 e de ações conjuntas nas tratativas no que diz respeito às atribuições que têm os arquitetos e os engenheiros nas atividades de avaliações de imóveis”, esclareceu Margon. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa; a ouvidora do Confea, Adriane Chandelier; o superintendente de Integração do Sistema, Osmar Barros e o presidente do CAU/AP, Welson Barreiros.

O Confea e o CAU/BR também têm diversos projetos na pauta legislativa que são de interesse de ambos, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)108/19, sobre o futuro dos Conselhos Profissionais; o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/13, que torna a engenharia e a arquitetura carreiras de Estados, assim como tantas outras propostas legislativas. 

CAU/BR
A arquiteta e urbanista Nadia Somekh é a primeira mulher a ocupar a presidência e ficará no cargo até 31 de dezembro 2023. Nadia Somekh é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie; foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009) e coordenadora da estruturação do programa de pós-graduação. Foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris/França.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea com informações do CAU/BR