Confea estuda firmar parceria com o Operador Nacional do Sistema (ONS)

Brasília, 19 de agosto de 2022.

Em reunião no Conselho Federal no dia 16 de agosto, representantes da Engenharia Elétrica do Sistema Confea/Crea avançaram no estudo que visa parceria com o Operador Nacional do Sistema (ONS). O órgão é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional [SIN] e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão, o objetivo é firmar acordo de cooperação técnica a fim de que o ONS informe o Conselho, em tempo real, onde e quais atividades estão sendo desenvolvidas. “A proposta é coibir excessos e a exorbitância do exercício profissional, como a atuação errônea de empresas do setor, seja por falta de registro ou por falta de visto profissional”, detalha.

conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão

A iniciativa conta com a participação dos engenheiros eletricistas Patryckson Santos, coordenador da câmara de Engenharia Elétrica do Maranhão; Amarildo de Lima, atual coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE); e Rogério Moreira Lima, ex-coordenador da CCEEE e vice-presidente do Crea-MA, para quem a parceria é fundamental porque poderá permitir que os Creas recebam boletins de incidentes, de maneira imediata. “Hoje ficamos sabendo dos acidentes pelo noticiário”, pontua.

Outra demanda do Confea é ter acesso às agendas de manutenção das instalações para que as infrações à legislação da Engenharia sejam fiscalizadas. “Em caso de acidente, apurar se é devido a exercício ilegal, falta ética ou má conduta profissional. E no caso das manutenções, verificar se tem exercício ilegal por leigo ou pela não emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica ou ainda por exorbitância”, explica Moreira Lima.

Ex-coordenador da CCEEE e vice-presidente do Crea-MA, eng. eletric. Rogério Moreira Lima

Diálogo
Em junho, durante sua 3ª reunião ordinária, a CCEEE visitou o ONS. Na ocasião, foram recepcionados pelo engenheiro especialista da Gerência de Procedimentos de Redes do ONS, eng. eletric. João Lúcio Machado, e pelo coordenador do Centro Regional Norte-Centro-Oeste do ONS, eng. eletric. Gilson Soares da Silva Júnior.

Coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, eng. eletric. Amarildo de Lima

Para o atual coordenador da CCEEE, o trabalho conjunto com o ONS permitirá aprimorar o “controle sobre as concessionárias e as produtoras de energia de modo que sejam feitos ajustes imediatos a qualquer perturbação”. A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador da câmara de Engenharia Elétrica do Maranhão, eng. eletric. Patryckson Marinho Santos. “A parceria irá permitir uma melhor fiscalização durante desligamentos programados preventivos e corretivos, uma vez que o Confea terá a oportunidade de saber quem são as empresas que fazem manutenção e se elas têm profissional técnico responsável. Assim os sinistros poderão ser evitados”, comenta, lembrando que o maior beneficiário desse trabalho será a sociedade, que terá acesso a serviços públicos com qualidade superior.

Coordenador da câmara de Engenharia Elétrica do Maranhão, eng. eletric. Patryckson Marinho Santos

Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea