Confea recebe Apex em sessão plenária

Brasília, 29 de outubro de 2010

"Túlio e Suelma: internacionalização tecnológica"
A importância da internacionalização da Engenharia e da Arquitetura foi abordada durante explanação de Suelma Rosa, coordenadora técnica da participação do Brasil na Expo Xangai 2010, da Agência de Promoção em Exportação  Apex Brasil. Nesta quinta-feira (29/10), Suelma participou da sessão plenária do Confea.

De acordo com Suelma, a integração entre Agência e Conselho Federal é muito importante. “Queremos ter o Conselho perto da Apex para conversarmos sobre o que a Agência tem feito para a internacionalização dos serviços de engenharia e dos escritórios de arquitetura, ambos os projetos iniciados em 2009”, disse.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, concordou e reforçou a importância da inserção internacional da área tecnológica brasileira. “Nós temos um potencial enorme para mostrar ao mundo. Várias empresas brasileiras se destacam em outros países, a exemplo da Odebrecht, que é uma das maiores empresas da Venezuela, por exemplo”, disse. Além disso, Túlio defendeu que a atuação internacional do Sistema Confea/Crea e o relacionamento  com a Apex têm que ser discutidos entre os conselheiros. “Esses projetos que a Apex desenvolve, buscando a integração entre sistema profissional e Agência, tanto na mobilização externa como na interna, é um papel que precisamos discutir em plenário”, afirmou.

O conselheiro federal Pedro Katayama aproveitou a oportunidade para parabenizar o “suporte substancial” que a Apex dá ao país. “O trabalho que a Apex desenvolve nos arranjos produtivos é muito rico. É um orgulho para o país”, disse.

Expo Xangai 2010

"Suelma Rosa, da Apex, apresenta Xangai 2010"
Durante o encontro, Suelma Rosa fez apresentação sobre a participação do Brasil na Expo Xangai 2010, que acontece de 1º de maio a 31 de outubro do ano que vem, com o tema “As cidades e a melhoria da qualidade de vida”. De acordo com Suelma, que coordena a participação do Brasil no evento, a exposição é o terceiro maior evento do mundo e receberá, em 2010, mais de 200 países.

Ela explicou que o governo brasileiro resolveu participar nessa próxima edição não só pelo fato de a China ser hoje a segunda maior potência mundial, mas pela posição que esse país ocupa na agenda internacional do Brasil. “Nosso espaço no evento apresentará como a criatividade brasileira se transforma em tecnologia”, disse Suelma. No contexto do tema urbano da Expo Xangai, o espaço do Brasil apresentará as “cidades pulsantes brasileiras”, conforme esclareceu Suelma, com conteúdo audiovisual e jogos interativos.

Beatriz Leal
Assessoria de Comunicação do Confea