Confea recebe presidente da Câmara de Vereadores de Cianorte (PR)

Brasília, 12 de setembro de 2022.

Cianorte.jpeg
Representante dos pais de autistas de Cianorte-PR, advogado Elizandro Rodrigues; chefe de gabinete do Confea, Luiz Rossafa; e o presidente da Câmara Municipal de Cianorte-PR, Wilson Peres Pedrão

Na última sexta-feira (9/9), o chefe de gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, recebeu o presidente da Câmara de Vereadores de Cianorte (PR), Wilson Luiz Peres Pedrão. Durante o encontro, foram discutidos alguns pontos de políticas públicas que envolvem a atuação profissional do Sistema Confea/Crea. 

Segundo levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), realizado no início do ano, das 4.629 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências registrados no ano passado na região de Cianorte, 2.601 foram do segmento da Construção Civil. Os destaques da área foram para as atividades de edificação de alvenaria, estrutura de concreto armado e instalação de sistema de esgoto sanitário. No ranking, os serviços de Engenharia Elétrica (935) e Mecânica/Metalúrgica (540) ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente. 

Pelo registro da ART, a autarquia identifica de forma legal, objetiva e rastreável, se a obra ou serviço foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados. Em relação às fiscalizações realizadas em 2021 pelo Regional Maringá do Crea-PR, a Inspetoria de Cianorte contabilizou 309 ações fiscalizatórias no período, nas áreas de Agronomia (142); Engenharia Civil (107); Engenharia Elétrica (29); Mecânica/Metalúrgica (14); Química/Geologia/Minas (3), Segurança do Trabalho (3) e outras modalidades (11). As fiscalizações aconteceram seguindo todas as normas preventivas de combate à Covid-19. 

Sobre Cianorte
Cianorte foi fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – da qual herdou o nome: Cia (Companhia) e norte (de Norte do Paraná) – em 26 de julho de 1953. Em pouco tempo, Cianorte se destacou no cenário nacional como o maior polo atacadista do Sul do País e passou a ser conhecida como a “Capital do Vestuário”. Hoje, a indústria de confecções de Cianorte soma mais de 450 empresas e 600 grifes, emprega mais de 15 mil pessoas (a cada cinco cianortenses, dois trabalham no setor de confecções) e movimenta uma série de setores paralelos, como corte e costura, bordados, lavagem de tecidos e cursos de moda, gerando cerca de 30 mil empregos indiretos. Responde, ainda, pela realização da maior feira do vestuário do Sul do País: a Expovest. No PIB do município, a indústria é responsável por 44,30%, enquanto os setores de comércio e serviço representam 38,30%. Os 17,40% restantes vêm das atividades rurais.

Equipe de Comunicação do Confea com informações da Prefeitura de Cianorte e do Crea-PR