São Luís, 18 de junho de 2010.

O evento contou com a presença do presidente em exercício do Crea-MA, Alcino Nascimento, do presidente licenciado Raymundo Portelada, do superintendente Alvanir Prazeres, do controlador José de Ribamar Lima e do coordenador do 7º CEP Francisco José Albuquerque. Também se fizeram presentes a diretoria da Mútua, além do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Renè Bayma, do coordenador nacional do Congresso de Profissionais CNP, Edson Macedo, e do conselheiro federal do estado do Pará, Gracio Paulo Pessoa Serra.
O presidente Alcino Nascimento, ao realizar a abertura oficial do congresso, destacou a união que deve haver entre os profissionais, a fim de renovar as esperanças na área tecnológica em nosso país: “representamos 70% do PIB nacional, temos representatividade, porém precisamos defender nós mesmos, temos de nos fortalecer e nos unir. Ocasiões como essa servem para elaborarmos propostas objetivas e que possamos defendê-las”- afirmou.
Pensamento semelhante foi exposto por Raymundo Portelada, ao afirmar que os profissionais não são valorizados: “devemos criar as condições, nesses encontros, de nossa valorização. Melhorarmos os panoramas social, institucional e de consciência, para cobrarmos melhores condições.”
O coordenador nacional do CNP, Edson Macedo, por sua vez, fez uma retrospectiva dos congressos já realizados no país desde a sua criação. Lembrou da importância das propostas aprovadas e que muitas delas são enviadas ao Congresso Nacional e transformadas em leis, podendo ser sancionadas pelo Presidente da República: “O congresso dos profissionais é a forma mais democrática da engenharia para se discutir os problemas da classe.”- finalizou Macedo.
Também presente no evento, o conselheiro federal Grácio Paulo, do Pará, faz uma avaliação positiva do Congresso Estadual do Maranhão. Dentre as 21 propostas elaboradas no estado, ele destaca duas: a que pede que se observe a obrigatoriedade de recolhimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em qualquer caso e a que prevê ampliação dos recursos do Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Fiscalização dos Creas (Prodafisc). “Não se trata apenas de mais recursos. Os profissionais querem também a realização de treinamento em campo, não apenas na sala de aula”, destaca o conselheiro.
Fonte: Mata Roma da Assessoria de Comunicação do Crea-MA
e Assessoria de Comunicação do Confea
