Mauricio Lima - PiniWeb, 04 de novembro de 2010
O conjunto habitacional de Igaraí, distrito da cidade de Mococa (SP), é tema do concurso internacional de arquitetura "1.99 Real Housing: Public Housing and Open Innovation", realizado pelos institutos norte-americanos Architecture for Humanity Chicago e Art Institute of Chicago. O nome do concurso vem dos próprios moradores do local, que atribuem simbolicamente o valor de R$ 1,99 para suas residências.
O conjunto, que foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), foi tomado como objeto do concurso por apresentar problemas de infraestrutura. O edital do concurso apresenta o conjunto como um local com muitos obstáculos para a vida de seus habitantes, como falta de transporte público e existência de danos ao meio ambiente, deixando os residentes "com a sensação de impotência sobre a sua própria vida".
Arquitetos e designers de todo o mundo poderão participar, sugerindo projetos em três categorias, sendo que uma delas abrange os espaços privados, outra um espaço de alguns quarteirões e a terceira, abrange toda a área do conjunto. O edital aponta que os projetos devem ser economicamente viáveis, mas nem por isso devem ser baratos. Além disso, deverão ser planejadas casas que utilizem materiais sustentáveis, recicláveis e locais em sua construção.
As inscrições ficam abertas até o dia 25 de janeiro de 2011 e deverão ser feitas pela página do concurso no Facebook. Serão realizadas também palestras via Skype para a discussão sobre o concurso e sobre habitações sociais. Os projetos deverão ser enviados para realhousing@afh-chicago.org até o prazo final para as inscrições. Não há um limite de projetos inscritos por participantes.
Os resultados serão divulgados no dia 1° de março de 2011. Os vencedores deverão ter seus projetos executados em Igaraí no segundo semestre de 2011. Participarão do julgamento: integrantes do Architecture for Humanity Chicago e do Art Institute of Chicago e moradores da comunidade de Igaraí. A votação também poderá ser feita pelo público via Facebook.
Clique aqui para mais informações
