Conselheiro suplente detalha expectativas para o mandato

Brasília, 7 de dezembro de 2021.

Em seu primeiro mandato como conselheiro federal, o eng. agr. José Barbosa Duarte Júnior já traz a experiência de ter sido conselheiro titular no Crea Paraná em 2014. Na ocasião, o profissional atuou ativamente nas Comissões – com destaque para a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) –, Grupos de Trabalho, inclusive coordenou o GT Agronomia. 

Conselheiro federal José Barbosa Duarte Júnior

Natural de Umuarama (PR), Duarte cursou Agronomia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste). Desde que se formou, há 20 anos, trabalhou na Cooperativa Agroindustrial e na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), onde também fez pós-graduação em nível de Mestrado e, anos depois, Doutorado em Fitotecnia. Em 2006, iniciou a carreira de Docente do Ensino Superior em Agronomia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em Toledo.

Há 14 anos, é docente na graduação e pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste), onde também foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia. Com sua ampla experiência em Ensino Superior em Agronomia, pretende trabalhar intensamente – junto com o titular Luiz Lucchesi – para colaborar nas demandas relacionadas ao ensino em Agronomia e na condição e qualidade, tanto do ensino, como da atuação do profissional egresso, para servir – da melhor forma –tecnicamente à sociedade brasileira.
Confira a entrevista com o representante suplente das Instituições de Ensino, que terá mandato como conselheiro federal até 2024.


Site do Confea  – O senhor faz parte de um grupo que inaugura uma nova fase do processo eleitoral. Como foi participar das primeiras eleições via internet do Sistema Confea/Crea? Qual sua avaliação do processo?
Conselheiro José Barbosa:
 Faço uso das palavras do conselheiro titular, eng. agr.  Luiz Lucchesi, com a seguinte ressalva de que nunca tinha participado de um processo eleitoral do Confea, mesmo quando anteriormente era realizado de forma presencial pelo Delegado Eleitor das Instituições de Ensino (IES). Entretanto, considero um ótimo processo e trabalho realizado pelo Confea.

Site do Confea  – Como foi o processo da campanha? Como o senhor se comunicava com seus eleitores?
Conselheiro José Barbosa:
Eu e o conselheiro Luiz Lucchesi adotamos procedimentos semelhantes, mas como eu pertenço à IES UniOeste, atuei mais no diálogo regional junto também a entidades dos Engenheiros Agrônomos. Por conta da importância do papel das instituições de ensino superior na educação e, portanto, na formação dos futuros profissionais afetos ao Sistema Confea/Crea. A comunicação entre o candidato ao cargo de representante com os potenciais representados destas IES no Confea fica facilitada, pois há um legítimo interesse de todos: a promoção da qualidade no exercício profissional, e tudo começa no ambiente escolar, na universidade. 

Site do Confea - Quais são as suas expectativas e metas?
Conselheiro José Barbosa:
As nossas expectativas e metas são focadas nos propósitos propostos da nossa chapa, que incluem uma aproximação ainda maior entre o Confea e o Sistema Educacional Brasileiro representado pelo Ministério da Educação (MEC). Como já foi dito pelo conselheiro titular, destaco também o objetivo de auxiliarmos a concretização da primeira experiência de certificação profissional de Engenheiros Agrônomos no Brasil pela American Society of Agronomy, que com o apoio de outros colegas conselheiros federais da Agronomia, da Presidência e do corpo funcional do Confea queremos ver concretizada no mais curto espaço de tempo possível.


Site do Confea  - Quais são as suas principais propostas?
Conselheiro José Barbosa:
O assunto coincide totalmente com a nossa proposta conjunta da chapa com o prof. Luiz Lucchesi, que inclui a “Valorização das Profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea junto à sociedade”. Destacamos o “Estímulo à crescente interação entre o Sistema Confea/Crea com o MEC, de modo a se permear junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino consciência a respeito das finalidades dos níveis e modalidades de educação e ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96, que são a Educação Básica, Educação Profissional (Básico, Técnico e Tecnológico), Educação Superior (Cursos Sequenciais, Graduação, Pós-graduação e Extensão),  Educação Especial e, por conseguinte, de suas reais atribuições profissionais sob a Lei 5194/66”.


Site do Confea  - Como está vendo a atual gestão do Confea com as Instituições de Ensino?
Conselheiro José Barbosa:
Na verdade, realmente o fato de o atual presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, ser professor universitário tem sido muito importante para a excelente atuação do Conselho Federal, bem como o protagonismo em várias ações importantes nas interações com as IES, com o MEC e o Conselho Nacional de Educação, sempre visando ao aperfeiçoamento da formação e do exercício profissional.

Site do Confea - Qual a importância de representar a educação nacional em engenharia no plenário federal? 
Conselheiro José Barbosa:
É muito honrosa e de grande responsabilidade, pois envolve a formação de alto nível em termos de qualidade no preparo técnico do jovem e fundamental para a sociedade brasileira e o Brasil, além das fronteiras internacionais e atuações no mundo.

Site do Confea  - O que levou a compor uma chapa com o seu titular?
Conselheiro José Barbosa:
Na verdade, eu conheço o engenheiro agrônomo Luiz Lucchesi desde a minha atuação como conselheiro titular junto ao Crea-PR, em 2014. Em vários momentos em reuniões das entidades de classe junto ao Conselho, em atividades da Câmara Especializada da Agronomia do Crea e nos diálogos realizados em várias oportunidades, foi possível perceber que somos muito parecidos em princípios, ideais, aspirações e nos propósitos da educação, formação superior e da atuação profissional dos engenheiros agrônomos. Portanto, estamos muito alinhados nas nossas proposições e propostas de trabalho da Chapa “Confea: União Nacional pela Educação”.

Saiba mais:
Reeleito, Lucchesi dará continuidade ao trabalho que vem realizando
Confea conclui com sucesso primeiro processo eleitoral virtual do Sistema

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea