Coordenadoria de Elétrica averigua acidente com cabo de distribuição de energia em Pernambuco

Brasília, 23 de dezembro de 2021

Uma mulher e dois homens não resistiram a choque elétrico em um fio de alta tensão na manhã de terça-feira, 21/12, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana de Recife. Agora, o Sistema Confea/Crea e Mútua atua para averiguar se a instalação foi realizada por leigo ou se houve má conduta profissional.

Na ocasião, o Crea-PE enviou uma equipe técnica ao local do acidente, que inspecionou as condições de segurança da fiação elétrica no local e analisou a estrutura da rede elétrica para tentar entender o que pode ter provocado o rompimento do cabo de energia.

Além disso, o coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, eng. eletric. Rogério Moreira Lima, entrou em contato com a Câmara de Elétrica do regional pernambucano, coordenada por eng. eletric. Mailson Silva, uma praxe no âmbito da CCEEE quando há casos de sinistro.

Mailson conta que o crescimento dos casos de acidentes de choques elétricos pelo Brasil chamou a atenção dos integrantes da CCEEE, que, na segunda reunião deste ano, fizeram um encaminhamento para que todos os casos fossem reportados à Coordenadoria Nacional. “Levar para o âmbito nacional é uma forma de a gente atuar em defesa da sociedade”, pontuou Mailson.

Moreira Lima, Mailson e o coordenador da Câmara de Elétrica do Ceará, eng. eletric. Tarcísio Júnior, se reúnem nesta quinta-feira, 12h, para tratar sobre a integração do Crea com outros órgãos públicos na fiscalização desse sinistro. “Falaremos sobre compartilhamento de informações, por exemplo”, comentou Moreira Lima.

Tarcísio Júnior foi convidado para participar da reunião por ser especialista em regulamentação. Mailson afirma que entre os próximos passos da fiscalização está o envio de ofício à Neoenergia Pernambuco, companhia que gere a energia do estado, solicitando informações sobre o profissional responsável pelas instalações e sobre o histórico de manutenções no local.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Crea-PE