Coordenadoria de Química vai ampliar divulgação do convênio com a ABNT

Brasília, 10 de setembro de 2021.

Reunião da CCEEQ com participação da presidente Nanci Walter (Crea-RS)


Na tarde desta quinta-feira (9), a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ), comandada pelo eng. quím. Marino Greco, reuniu-se para alinhar os itens de pauta para a 4ª reunião que ocorrerá dias 24 a 26 de novembro em Vitoria (ES). O encontro virtual contou com a participação dos coordenadores regionais e teve até a participação da presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter.

Durante a reunião, Greco destacou a importância de divulgar junto aos engenheiros químicos registrados no Sistema Confea/Crea sobre a parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Pelo acordo firmado, os profissionais inscritos no Sistema poderão ter descontos de até 66% na aquisição das normas técnicas em relação ao valor comercial praticado pela ABNT.  É possível ainda obter descontos de 50% nos cursos praticados pela ABNT em sua grade de capacitação. Para aquisição das normas e cursos com descontos é preciso apenas preencher um cadastro no portal da ABNT, no endereço: https://www.abntcatalogo.com.br/confea/.


Outra novidade se refere aos Creas e suas inspetorias, entidades de classe registradas e homologadas no Sistema que passam a contar com o acesso aos bancos de dados digital ABNTColeção.  Assim, terão acesso à consulta com visualização ilimitada, download no formato pdf seguro, impressão de texto completo ou parte da norma e visualização por tempo determinado das normas técnicas dos principais organismos de normalização mundiais, abrangendo cerca de 250.000 documentos, além de acesso gratuito às normas técnicas citadas em legislação federal. O acesso deve ser feito pelo site www.abntcolecao.com.br; o usuário e senha solicitados por e-mail à abntcolecao@abnt.org.br.
                                                                                                     
                                                                       Saiba mais sobre o convênio com a ABNT


Operação Urânio

Coordenador da CCEEQ, Marino Greco

Em relação à iniciativa que reúne as modalidades Química, Elétrica e Industrial, a Operação Urânio, o coordenador da Química ressaltou: “a Operação Urânio está fundamentada nas Diretrizes Nacionais da Fiscalização do Sistema Confea/Crea, em especial no Princípio do Risco Social, segundo o qual a fiscalização de situações que possam colocar em risco grande número de pessoas ou bens deve ter prioridade sobre outras ações cuja abrangência seja menor”, disse eng. quím. Marino Greco.  A Operação Urânio tem como objetivo realizar ações de fiscalização referentes ao exercício e atividades profissionais do Sistema durante o processo de produção de energia nuclear, no armazenamento e descarte de detritos de usinas, na utilização da radiação e na maneira correta de descartar materiais e produtos que contenham elementos radioativos. 

Dia do Engenheiro Químico
Os coordenadores ainda discutiram sobre as celebrações ao Dia do Engenheiro Químico, que é comemorado no dia 20 de setembro. Atualmente são quase 20 mil profissionais registrados na base de dados do Confea e hoje é uma das atividades profissionais de mais largo espectro, fazendo parte de todos os setores da vida cotidiana, motivo de orgulho de todos os profissionais da área.

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea