Coordenadoria Nacional de Ética se manifesta sobre vídeo misógino

 

Brasília, 9 de fevereiro de 2022.

 


NOTA DE REPÚDIO


Os coordenadores das Comissões de Ética dos Creas manifestam seu repúdio ao teor de uma videomensagem que circula em redes sociais, exibida terça-feira (1º/2), após o acidente na obra da linha 6 do metrô de São Paulo, cuja autoria demonstra total falta de ética, infringindo princípios éticos fundamentais, como o princípio do respeito pelas pessoas e o princípio da justiça distributiva, estabelecendo que os indivíduos não sejam tratados diferentemente com base em características definidas arbitrariamente.


Não podemos admitir tratamento de desvalorização profissional e muito menos preconceito de conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com as mulheres engenheiras, ferindo diretamente a legitimidade de sua capacidade profissional.
 
Afirmamos que nós, engenheiras e engenheiros, somos iguais em aspectos relevantes. Igualmente detentores do saber especializado de nossas profissões, dedicamos nossas vidas para servir. Tornar-se um profissional não depende sexo, cor, nem opção sexual. O que nos faz é a competência, a habilidade e a responsabilidade! Estamos presentes em 99% de tudo o que a humanidade pratica, desde a roupa que vestimos, ao alimento que comemos, nossa locomoção, moradia etc.! TUDO!

Temos que dar um basta naqueles que se revestem de autoridades, mas em nada contribuem e vivem se vangloriando de criar “memes” e de difamar pessoas, sem que nenhum peso de suas ações recaia sobre sua pessoa. Sem que a responsabilidade do que escreve e divulga tenha consequências recíprocas. O episódio divulgado é um verdadeiro atentado à ética, à mulher, ao exercício profissional, à imagem do Sistema Confea/Crea e Mútua, à Engenharia Brasileira, bem como à democracia.

Urge já punição aos responsáveis, apoio às vitimas e retirada imediata desta mídia das redes sociais, na luta por um País onde todos possamos viver plenamente num Estado Social e Democrático de Direito.

 

Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética dos Creas (CNCE)