Crea MG lança cartilha sobre segurança em eventos

Brasília, 08 de agosto de 2022.

O Crea-MG lançou, no dia 4 de agosto, durante a Sessão Ordinária do Plenário do Regional a cartilha “Segurança em eventos temporários - orientações sobre a responsabilidade técnica”. A publicação, que tem o patrocínio do Confea,  orienta contratantes, organizadores e profissionais sobre as atividades técnicas de engenharia existentes em eventos provisórios, como festivais e congressos. 

O conteúdo detalha responsabilidades, mostra a legislação correspondente, além do correto preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com base na Tabela de Obras e Serviços (Tos), além de reunir experiência de outros Regionais.
 

Fiscal do Crea-MG Cleber Cesar de Oliveira


O material foi produzido pelo fiscal do Crea-MG Cleber Cesar de Oliveira, que exerce a função há 12 anos: "Essa ideia surgiu em decorrência do meu trabalho, de diversas denúncias e questionamentos sobre essas atividades técnicas em eventos temporários, onde eu percebi a deficiência de alguns pontos da legislação, a falta de esclarecimento de alguns pontos.”  
Para obter todo esse material Cleber destaca a contribuição de outros Creas em sua elaboração.“Fui buscar normativas, instruções de outros Creas para produzir esse material, trocar experiências com alguns colegas de outros Creas, principalmente quando eu falo, por exemplo, de trios elétricos… nada melhor que buscar na fonte, o Crea da Bahia, as normativas, como eles fazem esse tipo de trabalho lá. Então houve sim essa parceria, busquei em quase todos os Creas, bancos de dados, essas informações”, explicou.  

Shows, formaturas, festivais, espetáculos, instalações para esportes de aventura e até mesmo parques de diversão itinerantes são considerados eventos temporários. Eles podem acontecer em locais abertos ou fechados e possuírem estruturas construídas de forma provisória.

 

A cartilha está disponível aqui .

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Crea MG