Crea-RS notifica vereadores por exercício ilegal de profissão

Montenegro (RS), 21 de setembro de 2007

Vereadores integrantes da Comissão de Obras da Câmara Municipal de Montenegro, RS, foram notificados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RS) por exercício ilegal de profissão. A decisão foi resultado de denúncia apresentada pela secretária municipal de Obras Públicas, Fernanda Duarte, após os vereadores visitarem algumas obras da Prefeitura e apontarem supostos problemas. Eles têm 10 dias para apresentarem um profissional habilitado e que emita Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) a respeito das averiguações que fizeram.

Uma das alternativas, porém, pouco provável, é de os vereadores conseguirem um engenheiro que assine o parecer de forma retroativa. Outra possibilidade é as visitas serem refeitas. Caso contrário, os vereadores serão multados em R$ 733,00 cada.

O Crea explicou que esse foi um procedimento padrão de seu setor jurídico. A entidade declara que sua intenção não é coibir a fiscalização, benéfica à comunidade, mas primar pela presença de um profissional com atuação ligada às áreas de engenharia, arquitetura e agronomia.

Procurada pela reportagem do Jornal local Ibiá, Fernanda Duarte disse que preferia não criar mais polêmica sobre o assunto, mas ressaltou que a posição do Conselho ratificou seu entendimento sobre a forma de atuação dos vereadores. "Eu tinha certeza de que o Crea iria notificá-los", afirmou. A assessoria jurídica do Legislativo será acionada para fazer a defesa dos envolvidos.

Fonte: Jornal Ibiá (RS)