Definidos relatores para 27 processos eleitorais de recursos ao plenário

 

Sorteio de recursos a serem analisados pelo plenário do Confea em sessões plenárias extraordinárias nestas quinta e sexta

Brasília, 19 de maio de 2020.


Disponível no YouTube da Comissão Eleitoral Federal (CEF) , foi realizado na noite desta segunda (18), por videoconferência, o sorteio que definiu os relatores para os 27 processos  de recursos ao plenário de registros de candidaturas para os cargos de presidente dos Creas e de diretor geral e diretor administrativo das Mútuas regionais para as eleições de 15 de julho, conforme data anunciada na última sessão plenária do Confea. Confira a relação.

 “Foi um momento histórico para o Sistema”, considerou o coordenador da CEF, conselheiro federal eng. agr. João Bosco Andrade, desejando boa sorte aos candidatos. “Nossas videoconferências vêm sendo um divisor de águas para o Sistema. Esse sorteio demonstra a nossa transparência e responsabilidade, por meio das quais desejamos sucesso a todos”, comentou o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior.

“Tradicionalmente, os relatores dos recursos eram escolhidos durante as plenárias. E agora, visando à agilidade na condução da plenária, nós antecipamos para julgarmos até o dia 22, conforme o calendário eleitoral. Habitualmente, a plenária era suspensa para que os relatores sorteados pudessem tomar conhecimento do conteúdo do processo”, diz a assistente técnica da CEF, Talita Machado, informando ainda que a plenária extraordinária será realizada nestas quinta e sexta e que, inicialmente, 51 recursos foram analisados pela CEF, dos quais 27 recorreram ao plenário. 

Metodologia 
Conduzido pela assistente e pelo assessor jurídico da CEF, João de Carvalho, por meio de uma ferramenta externa, o sorteio eletrônico embaralhou três vezes apenas os nomes de 12 conselheiros, por não contar com os conselheiros João Bosco, Carlos Eduardo Vilhena, Ricardo Araújo, Annibal Margon, Renan Azevedo (membros da CEF) e Osmar Barros Júnior (presidente em exercício do Confea). Assim, foram sorteados os nomes dos conselheiros federais Carlos Laet, Daniel Sobrinho, Ernando Alves, Gilson de Carvalho, João Carlos Pimenta, José Miguel de Melo, Jorge Luiz Bitencourt, Laércio Aires dos Santos, Luiz Lucchesi, Modesto Ferreira dos Santos, Ricardo Ludke e Zerisson de Oliveira Neto.

Em seguida, houve o embaralhamento dos processos, que foram, então, distribuídos, aos relatores anteriormente sequenciados, apresentando esta lista. No dia seguinte, em complementação, foi definido o relator de um processo que não havia sido incluído no sorteio anterior. Os conselheiros Zerisson de Oliveira Neto, João Carlos Pimenta e Gilson de Carvalho foram sorteados como relatores de três processos, um a mais que os demais, de modo a contemplar os 27 processos.

Equipe de Comunicação do Confea