Em agenda na Paraíba, Krüger fala da alta qualidade da Engenharia nacional

 

Krüger ladeado pelo presidente Hugo Paiva e pela coordenadora nacional das Comissões de Ética (CNCE), eng. civ. Carmem Eleonora Amorim Soares, do Crea-PB. À direita, o deputado estadual Raniery Paulino

Brasília, 12 de dezembro de 2022.

Em uma agenda especial na Paraíba pelas comemorações do Dia do Engenheiro (11/12), o presidente do Confea divulga o trabalho do Sistema e fala da importância da valorização profissional para o público da Paraíba, nesta segunda-feira (12/12).

Krüger em entrevista à TV Arapuan

Em entrevista às rádio e TV Arapuan, Joel Krüger ressaltou a alta qualidade da Engenharia nacional. “Se olharmos tudo que construímos em nosso país, como as belíssimas cidades de João Pessoa e Campina Grande, além das empresas de inovação; tudo passa pela Engenharia. A Paraíba, por exemplo, teve o primeiro computador de grande porte do Nordeste e Norte e tem polos tecnológicos importantes”, comentou o contexto de desenvolvimento, lembrando que a Engenharia também está no campo. “Passamos de importador para exportador em um curto espaço de tempo, apenas 50 anos e, hoje, 30% dos alimentos do mundo são produzidos no Brasil, com preservação ambiental e controle”, acrescentou.

Mobilidade profissional

Na oportunidade, também divulgou as iniciativas para mobilidade de profissionais entre países. “O acordo de reciprocidade que temos com a Ordem de Portugal, por exemplo, permite que o engenheiro brasileiro possa ir trabalhar livremente naquele país e em toda a Europa a partir de um registro muito simples, sem precisar revalidar o diploma dele em Portugal. Hoje temos em torno de 5 mil engenheiros brasileiros registrados na Ordem de Portugal e aproximadamente 300 portugueses aqui no Brasil”, informou, ao pontuar que outros acordos avançam no Mercosul.

 

Visita ao Crea-PB

 

A inovação digital do Sistema foi salientada pelo presidente do Crea-PB, que acompanhou Krüger na entrevista. “O voto pela internet trouxe uma realidade para nós e não podemos retroagir porque somos a Casa da tecnologia, a Casa do saber”, afirmou o eng. civ. Hugo Paiva Junior, primeira liderança de Crea eleita pelo meio virtual.

Ainda nesta segunda-feira, Krüger se reuniu com os funcionários do Crea da Paraíba para conhecer as atividades administrativas do Regional.

Às 15h, o presidente irá receber o título de cidadão paraibano em solenidade proposta pelo deputado Raniery Paulino. No evento, o Confea também irá entregar comendas à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com menção honrosa do Sistema, e Medalha do Mérito ao engenheiro civil José Silvino Sobrinho, pelos relevantes serviços prestados à Nação.

 

 

 

 

 

Confira a íntegra da entrevista:

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-PB