Brasília, 30 de agosto de 2011.
“A importância dos Comitês de Bacia para a Gestão de Recursos Hídricos” é o título da palestra que na manhã desta 4ª feira, 31 de agosto, abre a programação da Conferência Regional Centro-Oeste, do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, do Confea, que acontece durante todo o dia, em Goiânia, na sede do Crea-GO.
O tema será desenvolvido por Marcos Antonio da Cunha, engenheiro eletricista e vice-presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte. Na seqüência, a “Preparação para a Conferência Rio+20”, toma conta dos debates a partir da palestra de Pedro Luiz de Almeida Machado, engenheiro agrônomo e chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão.
À tarde, dois temas estarão em foco: a proposta preliminar do Manual de Fiscalização do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Sistema Confea/Crea, e o Fórum Permanente de Meio Ambiente.
Kleber dos Santos, conselheiro federal que coordena o GT, explica que o objetivo das conferências é reunir informações e propostas a serem apresentados na Rio+20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável -, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Em Goiânia, onde se reúnem os coordenadores das comissões de Meio Ambiente dos Creas da Região Centro-Oeste (MT, MS, DF e GO), Kleber pretende centrar as discussões em torno dos três eixos temáticos da Rio+20 e que envolvem profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea: Governança da Agenda Ambiental no Mundo, Economia Verde e Combate a Pobreza, “socialmente, uma pauta muito forte”, reconhece o conselheiro.
Kleber destaca ainda que a idéia “é sistematizar todo esse material que é um legado rico de discussões ambientais. Estamos trabalhando visando a assinatura de protocolos de intenções e acordos e o envolvimento dos que atuam na área tecnológica em todo o processo de uso da biodiversidade, conservação de florestas e de água”, destaca
Organizada pelo GT de Sustentabilidade, esta é a quarta edição da conferência, já realizada no Norte, Nordeste e Sul.
Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação do Confea
- Quem Somos
- O que fazemos
- Serviços
- Carta de Serviços
- Resoluções e Decisões Normativas
- Registro de Profissional
- Anotação de Responsabilidade Técnica - ART
- Registro de Obras Intelectuais
- Certidão de Acervo Técnico - CAT
- Registro de Atestado
- Registro de Entidade de Classe
- Registro de Instituição de Ensino
- Cadastro de Instituição de Ensino e seus Cursos
- Registro de Pessoa Jurídica
- Informe-se
- Fale Conosco
- Transparência e Prestação de Contas
