Ex-conselheiro do Confea recebe prêmio de melhor agrônomo

Brasília, 27 de abril de 2007

Em cerimônia ilustre na noite do dia 20 de abril, em Campinas, o diretor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Antonio Roque Dechen, recebeu da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) o troféu Deusa Ceres como Engenheiro Agrônomo de 2006, escolha feita por votação da própria categoria. O evento, geralmente em São Paulo, foi realizado na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em homenagem ao aniversário de 120 anos da entidade em 2007.

Dechen recebeu o certificado de indicação no dia 14 de outubro de 2006, quando ainda atuava como diretor-presidente da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) - cargo que ocupou de 1988 a 2006 -, durante solenidade de encerramento da 49ª Semana Luiz de Queiroz. O diploma foi entregue pelo presidente da Aeasp, Arlei Antonio Madeira, que na ocasião também apontou os professores da Esalq Eurípedes Malavolta como engenheiro emérito e Vidal Pedroso de Faria, para a medalha Fernando Costa na categoria ensino.

O troféu, que leva o nome da deusa da agricultura e foi instituído em 1972, é entregue apenas uma vez aos profissionais que dignificam a agricultura e a Agronomia no estado de São Paulo. Para os gregos politeístas, aqueles que se entusiasmassem pelos deuses seriam capazes de vencer os desafios do cotidiano. Assim acontecia com a deusa Ceres, cuja crença proporcionaria a melhor colheita.

Formado em 1973, o professor da Esalq, empossado diretor no início deste ano, recebeu a indicação com muita alegria e orgulho. "É o prêmio máximo de reconhecimento profissional dado pela classe agronômica. Acho que tem chovido muito na minha horta e espero que os tempos continuem bons", disse.

Ele ressaltou que a premiação faz aumentar sua responsabilidade perante os profissionais de Agronomia, mais de 10 mil somente no Estado de São Paulo. "Isso acontece porque o prêmio nos aponta como referência na profissão", admitiu.

Fonte: Gazeta de Piracicaba