Força-Tarefa Nacional de Fiscalização acontece em Belém

Belém, 14 de maio de 2025.

De 12 a 16 de maio, Belém do Pará — cidade-sede da COP 30 em novembro deste ano — recebe a 4ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, uma iniciativa do Sistema Confea/Crea e Mútua. A ação tem como objetivo fortalecer e aprimorar a eficácia das atividades de fiscalização dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) em todo o país.

A capital paraense é o centro dessa mobilização nacional, reunindo agentes fiscais de diversos estados em uma operação conjunta voltada à verificação de obras, edificações e áreas de preservação, garantindo que estejam em conformidade com as normas técnicas e legais.

A força-tarefa contempla inspeções prediais, ações voltadas ao saneamento — um dos grandes desafios da Região Norte, que apresenta um dos maiores déficits do país —, além de fiscalizações em infraestrutura urbana, obras públicas e serviços técnicos especializados.

A programação teve início na segunda-feira (12) no auditório da sede do Crea-PA, com a presença do presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese; da presidente do Crea-PA, eng. civ. Adriana Falconeri; do gerente de Fiscalização do Crea-PA, eng. civ. Lucas Bezerra; do secretário estadual adjunto da Secretaria de Obras Públicas (SEOP), eng. civ. Ruy Cabral; e do conselheiro federal eng. civ. Paulo Pinho.

Durante a abertura, o presidente Vinicius Marchese destacou a realização de mais de 600 ações fiscalizatórias previstas para a semana, com foco em responsabilidade técnica. Segundo ele, fiscais de 18 estados participam da operação, que inclui inspeções em obras de infraestrutura, saneamento, prédios, sistemas de climatização, entre outros.

A presidente Adriana Falconeri ressaltou a importância da padronização do atendimento aos profissionais e empresas registradas no Crea em todo o país, destacando que esses devem ser tratados com equidade, estejam no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná ou em qualquer outro estado. Ela parabenizou o presidente do Confea pela liderança e visão de integração do sistema.

O gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do Confea , eng. mec. Igor Fernandes, informou que estão previstos mais de 659 alvos de fiscalização, com a participação de mais de 80 profissionais e representantes de 18 Creas. Ele destacou o caráter educativo da ação, voltada também à conscientização da sociedade sobre a importância da fiscalização e da orientação técnica.

Ao final da programação no auditório, o gerente Lucas Bezerra organizou as equipes que atuarão em campo durante os dias da força-tarefa. Em seguida, acompanhados pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese, pela presidente Adriana Falconeri e pela conselheira federal eng. civ. Andréia Conduru, os participantes realizaram uma visita técnica às obras do Parque da Cidade, um dos locais em preparação para sediar a Conferência do Clima da ONU, a COP 30.

Assessoria de Comunicação do Crea-PA