Florianópolis, 29 de setembro de 2011.
Um dos eventos relevantes da programação paralela da 68ª SOEAA foi o 1º Fórum Nacional das Entidades Profissionais, realizado na manhã do dia 29.09. O Fórum ressaltou a importância e o papel das entidades na estrutura, dinâmica, funcionamento e representatividade do Sistema. Ética cidadã e ética profissional, valorização profissional e planejamento estratégico com foco no nivelamento e formação dos grupos de trabalho foram os temas debatidos.
O Presidente do Confea, Eng. Civ. Marcos Túlio de Melo instigou a reflexão sobre o papel das entidades às categorias profissionais e à sociedade. “São as entidades que representam o Sistema e não o contrário, sobretudo quanto à valorização profissional, defesa dos interesses dos profissionais e representação no debate das políticas públicas.”
O presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto comentou sua trajetória junto às entidades e citou o posicionamento contrário do CREA-SC, CREA-PR e do CEDEC à Resolução 1032, que dispõe sobre a celebração de convênios entre os Creas, entidades de classe e instituições de ensino e que restringe e burocratizava o repasse de recursos. A revogação foi aprovada pelo Colégio de Presidentes durante reunião em Macapá no mês de agosto e será analisada pelo Confea.
Para o Conselheiro Federal Kleber dos Santos, Coordenador da CAIS – Comissão de Articulação Institucional do Confea, a integração entre as entidades nacionais e regionais é um dos desafios e focos do Fórum. “Buscar a valorização profissional não é só lutar pelo salário mínimo profissional, mas deve ser prioridade.”
O Coordenador Nacional do CDEN, Eng. Eletric. Seg. Trab. Ricardo Nascimento destacou o apoio do Sistema Confea/Crea para alavancar os projetos de políticas públicas de interesse social e o compromisso com a valorização profissional e das entidades de classe. Disse que o evento contribui para qualificar as entidades regionais.
O Coordenador do CEDEC – Colégio Estadual das Entidades de Classe, Eng.º Agr. José Carlos Paiva Filho, falou da necessidade de focar a gestão no desenvolvimento da sociedade e na reciprocidade com os profissionais.
VALORIZAÇÃO PROFICIONAL
Durante o Fórum foi apresentado o projeto de fortalecimento das entidades de classe e valorização profissional do Confea, desenvolvido desde 2010. Das 28 instituições que compõem o CDEN, 25 aderiam à proposta de criar um planejamento estratégico e estão recebendo orientações do Conselho Federal. Após o diagnóstico (1ª fase), a etapa atual é de alinhamento do plano de ação do modelo de gestão das entidades.
Durante o encontro foi esclarecido sobre este processo que tem prazo de finalização em outubro. De acordo com o coordenador do projeto, Paulo Roberto da Silva, em 2012 iniciará a etapa de execução. "Este projeto zela pela excelência de gestão e gera caminhos para a elaboração de projetos para buscar recursos de apoio a diversas ações junto ao Confea." O Conselho Federal pretende estimular o cumprimento do plano com o prêmio de qualidade na gestão para as Entidades de Classe.
Equipe de Comunicação da 68ª Soeaa
- Quem Somos
- O que fazemos
- Serviços
- Carta de Serviços
- Resoluções e Decisões Normativas
- Registro de Profissional
- Anotação de Responsabilidade Técnica - ART
- Registro de Obras Intelectuais
- Certidão de Acervo Técnico - CAT
- Registro de Atestado
- Registro de Entidade de Classe
- Registro de Instituição de Ensino
- Cadastro de Instituição de Ensino e seus Cursos
- Registro de Pessoa Jurídica
- Informe-se
- Fale Conosco
- Transparência e Prestação de Contas
