Geógrafo Milton Santos será o homenageado de 2016 do Prêmio Celso Furtado

Brasília, 14 de dezembro de 2016.


"Imagem do site: http://miltonsantos.com.br/site/biografia/"
O geógrafo Milton Santos será o homenageado do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional em 2016. O nome do profissional foi apresentado na manhã de hoje (14/12) no plenário do Confea, pelo servidor do Ministério da Integração Nacional Pedro Henrique Correia de Castro.

Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas (BA), foi bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Doutor em Geografia pela Universidade de Strasbourg, na França. Além de ter escrito mais de 30 livros e diversos estudos e artigos, foi o único brasileiro a receber o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud.

"Pedro Henrique apresentou o nome de Milton Santos"
A premiação Celso Furtado é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional e tem como intuito promover discussões e estudos sobre o tema do Desenvolvimento Regional.  Em 2016, entra na sua quarta edição. “Nesta edição, o Prêmio terá sete categorias, nas quais se buscam a exposição de estudos pelos meios acadêmicos, a apresentação concreta de ações geradoras de mudanças estruturais e o surgimento de propostas inovadoras de atuação no território”, acrescentou o servidor, Pedro Henrique. 

Para o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, a escolha de Milton Santos como homenageado deste ano é de grande importância para o reconhecimento dos geógrafos, profissão que compõe o Sistema Confea/Crea. “O Confea agradece aos organizadores pela homenagem a Milton Santos. Isso fortalece ainda mais o valor dos geógrafos para nosso país”, finalizou o presidente.

O Prêmio Celso Furtado contempla teses acadêmicas de doutorado, dissertações de mestrado, experiências exitosas e projetos inovadores para implementação no território que contribuam para o aprofundamento do conhecimento da questão regional brasileira ou para a implementação de ações comprometidas com a redução das desigualdades regionais.

O objetivo do prêmio é promover a reflexão acerca do desenvolvimento regional no Brasil.

 

Wesley Oliveira (estagiário, com supervisão dos jornalistas do Confea)

Equipe de Comunicação do Confea