Gespública: modelo sob medida para qualquer organização
Gespública: modelo sob medida para qualquer organização
Última atualização: 14/01/2010 às 10h16
Brasília, 14 de janeiro de 2010.
Simples e direto, o quadro acima representa as etapas da execução do modelo de excelência em Gestão Publica, aplicável a qualquer tipo de organização em busca da eficiência e eficácia dos serviços que presta. É o caso do Sistema Confea/Crea que segue as orientações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, capitaneado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O texto que sob o título O Gespública e o modelo de excelência gerencial buscado pelo Sistema Confea/Crea serve de referência para reflexão dos profissionais que este ano participam do 7º Congresso Nacional dos Profissionais, tem a assinatura de Edson Mello Jr., administrador de empresas especializado em gestão pública que reponde pela gerência de Planejamento e Gestão do Confea.
“A busca por resultados concretos como o reconhecimento de sua atuação por meio de uma gestão dinâmica e atualizada é fundamental para a própria sustentabilidade do Sistema”, afirma Edson Mello que ensina: “o modelo de excelência alia os princípios da impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e eficiência e os fundamentos contemporâneos de uma gestão participativa, baseada em processos e informações, valorização das pessoas, visão de futuro, aprendizado organizacional, foco em resultados e inovação”.
Com o modelo concebido a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público, Mello descreve sobre os 13 fundamentos que baseiam uma gestão pública moderna e detalha critérios como os de liderança, estratégia e planos, critérios cidadão e critérios sociedade, além de informação e conhecimento.
Entre as observações feitas por Mello, está a de que “a melhoria dos serviços públicos e a desaburocratização são os meios que levarão ao aumento da produtividade do país”. Do texto produzido pelo gerente de Planejamento e Gestão, do Confea, vale destacar: “O modelo proposto alcança seus objetivos para a excelência em gestão pública quando as lideranças dessas organizações exercem uma administração pública que seja focada em resultados e orientada ao cidadão”.
Para Mello, isso é possível pelo uso da “informação e do conhecimento” para identificar junto aos cidadãos e à sociedade as políticas públicas cujo resultado seja o necessário e o esperado. A partir daí, o estabelecimento de estratégias e planos que sejam operacionalizados por pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade dos serviços e por meio dos processos que permitam criar valor público para o cidadão proporcionando ganho social”.
Maria Helena de Carvalho Assessoria de Comunicação do Confea
Serviço: 7º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) Data: 22 a 28 de agosto de 2009 Cidade: Cuiabá (MT) Os encontros microregionais e estaduais que antecedem o congresso nacional acontecem a partir de fevereiro em datas a serem definidas. Aguarde divulgação e participe!